sicnot

Perfil

Economia

Lucro da CGD baixa 93% para 3,4 M€ nos primeiros 9 meses do ano

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou um resultado líquido de 3,4 milhões de euros até setembro, uma queda de 93% face ao lucro de 46,3 milhões de euros no mesmo período de 2014, informou hoje o banco público.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

No entanto, a entidade liderada por José de Matos considera que não são diretamente comparáveis os resultados deste ano com os registados nos primeiros nove meses do ano passado, referindo que para "garantir a comparabilidade" têm de ser ajustados da participação que o grupo atualmente tem nas seguradoras Fidelidade, Cares e Multicare.

No ano passado, a Caixa alienou a maior parte da participação nestas empresas, tendo ficado com 15% da Fidelidade e 20% da Cares e Multicare, encaixando mais-valias significativas que impedem uma comparação direta entre os resultados.

Assim, segundo se lê no comunicado disponibilizado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os resultados de 3,4 milhões de euros até setembro excluindo os efeitos extraordinários - alienação das seguradoras e carga fiscal - significam uma "melhoria de 236 milhões de euros quando comparado com o período homólogo do ano anterior".

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.