sicnot

Perfil

Economia

Dívida pública espanhola ultrapassa valor que estava previsto para todo o ano

A dívida pública espanhola ultrapassou o valor que estava previsto para todo o ano, em setembro. A dívida das administrações públicas atingiu os 99,4% do PIB, no final do terceiro trimestre, mais sete décimas do que estava projetado para 2015.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Dado Ruvic / Reuters

Significa que a dívida pública espanhola já utrapassa o bilião de euros. Mais de 780 mil milhões de euros são de dívida de médio e longo prazo. Recorde-se que a Comissão Europeia era mais pessimista nas previsões que o Governo espanhol.

Bruxelas apontava para uma dívida pública acima dos 100% do PIB neste e nos próximos dois anos. Números que Madrid desvalorizou mantendo nos 98,7%, a projeção para este ano, agora já ultrapassada.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.