sicnot

Perfil

Economia

Galp Energia confirma descoberta de mais petróleo no Brasil

A Galp Energia anunciou hoje mais uma descoberta de petróleo no mar do Brasil, na área de Pitu Norte da bacia de Potiguar, num consórcio em que a petrolífera portuguesa detém 20%.

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)

© Bruno Domingos / Reuters

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp Energia informa que "a perfuração do poço de extensão Pitu Norte confirmou a descoberta de petróleo na área de Pitu (Bloco BM-POT-17), em águas profundas da bacia de Potiguar", adiantando que a descoberta de crude na área de Pitu foi inicialmente comunicada ao mercado a 17 de dezembro de 2013.

"O poço 3-BRSA-1317-RNS, informalmente conhecido como Pitu Norte, é o primeiro poço de extensão na área do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de Pitu, a cerca de 60 quilómetros do litoral do Estado do Rio Grande do Norte, e a uma profundidade de água de 1.844 metros, com profundidade final de 4.200 metros", acrescenta.

A Galp Energia refere ainda que a descoberta foi comprovada por meio de análise de perfis e de resultados de pré-testes, "sendo que as amostras de fluido obtidas no poço serão posteriormente analisadas em laboratório".

A Galp Energia, através da subsidiária Petrogal Brasil, tem uma participação de 20% no consórcio que explora o BM-POT-17, cabendo as restantes participações à Petrobras (40%) e à BP (40%).

Lusa

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.