sicnot

Perfil

Economia

Galp Energia confirma descoberta de mais petróleo no Brasil

A Galp Energia anunciou hoje mais uma descoberta de petróleo no mar do Brasil, na área de Pitu Norte da bacia de Potiguar, num consórcio em que a petrolífera portuguesa detém 20%.

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)

© Bruno Domingos / Reuters

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp Energia informa que "a perfuração do poço de extensão Pitu Norte confirmou a descoberta de petróleo na área de Pitu (Bloco BM-POT-17), em águas profundas da bacia de Potiguar", adiantando que a descoberta de crude na área de Pitu foi inicialmente comunicada ao mercado a 17 de dezembro de 2013.

"O poço 3-BRSA-1317-RNS, informalmente conhecido como Pitu Norte, é o primeiro poço de extensão na área do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de Pitu, a cerca de 60 quilómetros do litoral do Estado do Rio Grande do Norte, e a uma profundidade de água de 1.844 metros, com profundidade final de 4.200 metros", acrescenta.

A Galp Energia refere ainda que a descoberta foi comprovada por meio de análise de perfis e de resultados de pré-testes, "sendo que as amostras de fluido obtidas no poço serão posteriormente analisadas em laboratório".

A Galp Energia, através da subsidiária Petrogal Brasil, tem uma participação de 20% no consórcio que explora o BM-POT-17, cabendo as restantes participações à Petrobras (40%) e à BP (40%).

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.