sicnot

Perfil

Economia

Pescadores sem receber apoios pela paragem da pesca da sardinha

A Federação dos Sindicatos do Setor da Pesca denunciou hoje que os pescadores do cerco, cujas embarcações estão paradas por terem esgotado o limite de captura estipulado para pescar sardinha, ainda não receberam quaisquer apoios prometidos pelo Governo.

© Antara Photo Agency / Reuters

"Os pescadores ainda não receberam qualquer apoio decorrente da paragem da pesca da sardinha", afirmou o coordenador da federação, Frederico Pereira, à agência Lusa, adiantando que o problema pode afetar cerca de mil trabalhadores do setor, cujas famílias começam a "desesperar".

Em alguns casos, como o dos profissionais da pesca de Peniche e Nazaré, cujas embarcações foram as primeiras a parar no final de agosto, os pescadores estão sem receber há três meses, sendo os apoios a sua única fonte de rendimento.

Como os armadores recebem depois de fazerem prova de que já pagaram aos seus tripulantes, 99% dos armadores de norte a sul do país também não recebeu ainda quaisquer apoios, confirmou à Lusa o presidente da Associação Nacional das Organizações da Pesca (ANOP) do Cerco, Humberto Jorge.

A agência Lusa pediu esclarecimentos ao Ministério da Agricultura e do Mar e aguarda esclarecimentos.

A uma semana de terminar o mês, a Federação dos Sindicatos do Setor da Pesca desconhece ainda se os apoios prometidos até 30 de novembro vão ser prolongados para além dessa data.

Nesse sentido, pediu uma reunião ao secretário de Estado do Mar, de quem ainda não recebeu uma resposta.

O limite de descargas de sardinha capturada com arte de cerco na costa portuguesa foi fixado em 4.000 toneladas até ao final de maio de 2015 e em mais 9.000 toneladas para o período de junho a outubro de 2015, num total de 13.000 toneladas.

No final de outubro, a quota de 13.000 toneladas de sardinha disponibilizada aos pescadores portugueses para 2015 estava praticamente esgotada, mas como as organizações de Setúbal e Sesimbra não tinham chegado ao limite, o Governo decidiu publicar um despacho prolongando a pesca até 31 de dezembro, aumentando igualmente os limites diários de captura.

A pesca de sardinha está, contudo, interdita em várias regiões do país que atingiram os limites locais de captura, como Peniche, Nazaré e Algarve.

Lusa

  • Biológicos nas escolas e nos telemóveis

    País

    O Governo vai criar o Dia Nacional da Alimentação Biológica e uma estratégia que passa por distribuir produtos biológicos nas escolas e criar uma aplicação móvel para os portugueses poderem localizar unidades de produção ou comercialização de produtos biológicos, segundo a Estratégia Nacional que será hoje apresentada.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.