sicnot

Perfil

Economia

Santander Totta recebe 200 M€ do BEI para financiar PME

O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu hoje ao Santander Totta a primeira tranche de 200 milhões de euros num total de 500 milhões para financiar projetos realizados por Pequenas e Médias Empresas (PME).

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Segundo um comunicado emitido pelo banco, o acordo respeitante à primeira tranche do empréstimo, no montante de 200 milhões de euros, foi hoje assinado em Lisboa por Román Escolano, vice-presidente do BEI, e por António Vieira Monteiro, presidente da comissão executiva do Santander Totta.

O comunicado refere que as PME e as 'mid-caps' (empresas com um máximo de 3.000 trabalhadores) "terão acesso a este financiamento com taxas de juro e prazos favoráveis para os seus investimentos e fundo de maneio".

O empréstimo servirá para financiar investimentos promovidos por PME e 'mid-caps' que desenvolvam projetos elegíveis em diferentes setores da indústria e dos serviços.

O banco indica que "a maioria dos projetos elegíveis para financiamento será localizada em Portugal, e cerca de 80% dos fundos serão afetados a investimentos em regiões de convergência".

Trata-se da quarta operação deste tipo realizada com o Banco Santander Totta no quadro da política do BEI de apoiar as PME como meio fundamental para promover o crescimento sustentável e o emprego.

Na quinta-feira, o BEI assinou um acordo com o Millennium BCP em que disponibilizou a primeira parcela, no valor de 250 milhões de euros, de um empréstimo de 500 milhões de euros, destinado também a financiar as PME.

O banco liderado por Nuno Amado referiu que o contrato de financiamento relativo à primeira parcela de 250 milhões de euros foi assinado em Lisboa, pelo vice-presidente do BEI, Román Escolano, e pelo administrador financeiro do Millennium BCP, Miguel Bragança.

Em 2014, o grupo BEI concedeu um montante recorde de 25.500 milhões de euros às pequenas empresas, beneficiando mais de 290.000 empresas em toda a Europa.

Em Portugal, no mesmo ano, o BEI assinou acordos de empréstimo no valor total de 1.319 milhões de euros, incluindo 875 milhões de euros destinados às PME e mid-caps.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.