sicnot

Perfil

Economia

Sentimento económico estagna na zona euro e piora em Portugal

O indicador de sentimento económico estagnou na zona euro em novembro e recuou na União Europeia (UE) e em Portugal divulgou hoje a Comissão Europeia.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Segundo dados da Direção-Geral de Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, o sentimento económico manteve-se estável na zona euro nos 106,1 pontos em novembro, face a outubro, e recuou 0,1 pontos na UE para os 107,6.

Em Portugal, o indicador contraiu 1,7 pontos em novembro, para os 103,6.

A estagnação da zona euro deve-se, segundo Bruxelas, a uma combinação do aumento da confiança dos consumidores e no setor dos serviços e da construção com uma deterioração da confiança na indústria transformadora e no comércio a retalho.

Entre as cinco maiores economias da zona euro, o indicador recuou em Itália (-0,7 pontos), em França (-0,6) e na Alemanha (-0,1), tendo aumentado na Holanda (3,1) e na Espanha (0,2 pontos).

Lusa

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.