sicnot

Perfil

Economia

Sentimento económico estagna na zona euro e piora em Portugal

O indicador de sentimento económico estagnou na zona euro em novembro e recuou na União Europeia (UE) e em Portugal divulgou hoje a Comissão Europeia.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Segundo dados da Direção-Geral de Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, o sentimento económico manteve-se estável na zona euro nos 106,1 pontos em novembro, face a outubro, e recuou 0,1 pontos na UE para os 107,6.

Em Portugal, o indicador contraiu 1,7 pontos em novembro, para os 103,6.

A estagnação da zona euro deve-se, segundo Bruxelas, a uma combinação do aumento da confiança dos consumidores e no setor dos serviços e da construção com uma deterioração da confiança na indústria transformadora e no comércio a retalho.

Entre as cinco maiores economias da zona euro, o indicador recuou em Itália (-0,7 pontos), em França (-0,6) e na Alemanha (-0,1), tendo aumentado na Holanda (3,1) e na Espanha (0,2 pontos).

Lusa

  • Resgate de mais de 300 migrantes no Mediterrâneo
    2:08
  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01