sicnot

Perfil

Economia

Reformas antecipadas com corte superior a 13% já em 2016

As reformas antecipadas vão ter um corte superior a 13 por cento já no próximo ano. É este o valor do fator de sustentabilidade calculado pelo Diário Económico para 2016, tendo em conta o aumento da esperança média de vida.

Reuters/ Arquivo

Os cortes aplicam-se quer ao setor público, quer ao privado. Em 2016, quem se reformar antes dos 66 anos e dois meses, terá um corte de 13,3 por cento, mais uma penalização de 0,5 por cento por cada mês de antecipação em relação ao tempo exigido para a reforma.


Em 2017, para que um trabalhador tenha direito à pensão por inteiro, sem qualquer corte, terá de trabalhar até aos 66 anos e três meses de idade.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.