sicnot

Perfil

Economia

Reformas antecipadas com corte superior a 13% já em 2016

As reformas antecipadas vão ter um corte superior a 13 por cento já no próximo ano. É este o valor do fator de sustentabilidade calculado pelo Diário Económico para 2016, tendo em conta o aumento da esperança média de vida.

Reuters/ Arquivo

Os cortes aplicam-se quer ao setor público, quer ao privado. Em 2016, quem se reformar antes dos 66 anos e dois meses, terá um corte de 13,3 por cento, mais uma penalização de 0,5 por cento por cada mês de antecipação em relação ao tempo exigido para a reforma.


Em 2017, para que um trabalhador tenha direito à pensão por inteiro, sem qualquer corte, terá de trabalhar até aos 66 anos e três meses de idade.

  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa