sicnot

Perfil

Economia

"Finalmente temos tesouraria e planos para o futuro"

O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, afirma que a TAP é hoje, após a privatização, uma empresa normal no contexto europeu, com tesouraria, capital e planos para o futuro.

Fernando Pinto, presidente executivo da TAP. (Arquivo)

Fernando Pinto, presidente executivo da TAP. (Arquivo)

Lusa

Durante o 41.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que decorre em Albufeira, Fernando Pinto disse que a TAP é, agora, "dentro do contexto europeu uma empresa normal".

"Finalmente temos tesouraria, capital e planos para o futuro (...), temos grandes desafios e grandes oportunidades", decorrentes da privatização da empresa, afirmou o responsável.

O gestor garante que dorme hoje mais descansado, mas acrescenta que tal se deve também ao cansaço. "Tem 20 dias desde a privatização e parece que têm sido 20 anos. Não se tem parado. Continuo com a minha equipa, mas chegaram pessoas novas, há muito entusiasmo, há muitas ideias".

À margem do congresso, Fernando Pinto disse aos jornalistas que "há todo um plano de negócios que está a ser feito para os próximos anos", para ser implementado até 2022, e que espera que esteja pronto até ao final do ano, pelo menos no que diz respeito às ações a tomar no próximo ano.

Este plano que está a ser elaborado mostra, segundo o responsável, "um grande crescimento de aviões, já fizemos o pedido de 53 aviões, e estamos a fazer grandes modificações (...) que nos vão pôr em altos níveis de tecnologia".

Investimentos que Fernando Pinto diz que a empresa não tinha capacidade para fazer e que hoje já são possíveis com a privatização.

Os novos aviões começam a chegar no final de 2017.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.