sicnot

Perfil

Economia

Investidores não europeus poderão vir a ter maioria do capital das companhias aéreas

A Comissão Europeia (CE) vai permitir que investidores não europeus possam deter a maioria do capital das companhias aéreas. Segundo avança o Financial Times, Bruxelas admite alterar as regras.

(Arquivo)

(Arquivo)

Até agora as companhias têm de ser detidas por cidadãos com passaporte europeu. É uma das medidas que está a ser estudada pela CE, para que as empresas possam competir com as transportadoras do Golfo, que têm conseguido crescer na Europa.

Nos dois processos de privatização da TAP, haveria investidores interessados na companhia nacional mas que não puderam concorrer por não serem europeus. Recorde-se que David Neeleman - atual dono da TAP - teve de se juntar ao português Humberto Pedrosa, para concorrer à privatização.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47