sicnot

Perfil

Economia

Investidores não europeus poderão vir a ter maioria do capital das companhias aéreas

A Comissão Europeia (CE) vai permitir que investidores não europeus possam deter a maioria do capital das companhias aéreas. Segundo avança o Financial Times, Bruxelas admite alterar as regras.

(Arquivo)

(Arquivo)

Até agora as companhias têm de ser detidas por cidadãos com passaporte europeu. É uma das medidas que está a ser estudada pela CE, para que as empresas possam competir com as transportadoras do Golfo, que têm conseguido crescer na Europa.

Nos dois processos de privatização da TAP, haveria investidores interessados na companhia nacional mas que não puderam concorrer por não serem europeus. Recorde-se que David Neeleman - atual dono da TAP - teve de se juntar ao português Humberto Pedrosa, para concorrer à privatização.

  • Obras no Miradouro de São de Pedro de Alcântara não foram a concurso
    2:50

    País

    As obras no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, arrancaram esta segunda-feira. A intervenção foi adjudicada à construtora Teixeira Duarte sem concurso público. A autarquia justifica esta decisão com o caráter urgente da obra, argumento que não consta do relatório do Laboratório Nacional de Engenheria Civil, a que a SIC teve acesso.

  • Rajadas de vento em Moscovo atingem os 110 km/hora
    0:57

    Mundo

    A passagem de uma tempestade por Moscovo fez pelo menos 11 mortos e mais de 50 feridos. Os ventos fortes, que chegaram aos 110 km/hora, destruíram carros e telhados e provocaram atrasos nos transportes. Na região de Stavropol, mais de 60 mil pessoas foram retiradas de casa por perigo de cheias.