sicnot

Perfil

Economia

Investidores não europeus poderão vir a ter maioria do capital das companhias aéreas

A Comissão Europeia (CE) vai permitir que investidores não europeus possam deter a maioria do capital das companhias aéreas. Segundo avança o Financial Times, Bruxelas admite alterar as regras.

(Arquivo)

(Arquivo)

Até agora as companhias têm de ser detidas por cidadãos com passaporte europeu. É uma das medidas que está a ser estudada pela CE, para que as empresas possam competir com as transportadoras do Golfo, que têm conseguido crescer na Europa.

Nos dois processos de privatização da TAP, haveria investidores interessados na companhia nacional mas que não puderam concorrer por não serem europeus. Recorde-se que David Neeleman - atual dono da TAP - teve de se juntar ao português Humberto Pedrosa, para concorrer à privatização.

  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.