sicnot

Perfil

Economia

Agência de energia revê em alta estimativa da procura de petróleo para 2016

A Agência Internacional de Energia (AIE) aumentou hoje a estimativa da procura de petróleo para 2016, mas a um ritmo mais lento do o verificado em 2015, foi anunciado.

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)

© Bruno Domingos / Reuters

Este ano, segundo o relatório mensal de conjuntura do setor petrolífero apresentado pela AIE, este ano vai terminar com uma procura de 94,6 milhões de barris por dia, que traduz um aumento de 1,8 milhões de barris por dia face a 2014.

Para 2016, a AIE prevê que a procura aumente a um ritmo de 1,2 milhões de barris por dia para um total de 95,8 milhões de barris, refletindo uma "notável desaceleração" face ao 'pico' registado no terceiro trimestre de 2015, precisou a AIE.

A AIE considera que o aumento da procura no terceiro trimestre deste ano resultou do crescimento das economias da China, Estados Unidos, Índia e "surpreendentemente" da Europa.

A esperada desaceleração económica global e do consumo limitarão aquele impulso, refere também a organização da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento (OCDE), com sede em Paris.

Os primeiros sinais desta desaceleração já se fizeram sentir neste quarto trimestre em curso, com um aumento da procura de 1,3 milhões de barris por dia face a 2014.

A AIE constatou também um aumento da produção de 50.000 barris por dia em novembro último associada principalmente aos países da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEC), que fez com que o preço do petróleo caísse para o nível mais baixo dos últimos sete anos, com o barril de Brent a cotar-se a 39,77 dólares, segundo os dados mais recentes disponíveis do relatório.

Este ano a produção de petróleo vai aumentar em média 1,6 milhões de barris por dia, referiu a AIE, que prevê que em 2016 o acréscimo da produção desça para 1,2 milhões de barris por dia.

Lusa

  • Défice de 2016 fica nos 2,1%

    Economia

    O défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB em 2016, em linha com o previsto pelo Governo. É o valor mais baixo em democracia. Está aberto o caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos.

    Em desenvolvimento

  • Libertado o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak

    Mundo

    O ex-Presidente egípcio foi libertado hoje, depois de ter sido absolvido por um tribunal de recurso, no início deste mês. Hosni Mubarak estava agora confinado a um hospital militar. O antigo chefe de Estado tinha sido condenado em 2012 pela morte de manifestantes nos protestos da Primavera Árabe.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.