sicnot

Perfil

Economia

Agência de energia revê em alta estimativa da procura de petróleo para 2016

A Agência Internacional de Energia (AIE) aumentou hoje a estimativa da procura de petróleo para 2016, mas a um ritmo mais lento do o verificado em 2015, foi anunciado.

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)

© Bruno Domingos / Reuters

Este ano, segundo o relatório mensal de conjuntura do setor petrolífero apresentado pela AIE, este ano vai terminar com uma procura de 94,6 milhões de barris por dia, que traduz um aumento de 1,8 milhões de barris por dia face a 2014.

Para 2016, a AIE prevê que a procura aumente a um ritmo de 1,2 milhões de barris por dia para um total de 95,8 milhões de barris, refletindo uma "notável desaceleração" face ao 'pico' registado no terceiro trimestre de 2015, precisou a AIE.

A AIE considera que o aumento da procura no terceiro trimestre deste ano resultou do crescimento das economias da China, Estados Unidos, Índia e "surpreendentemente" da Europa.

A esperada desaceleração económica global e do consumo limitarão aquele impulso, refere também a organização da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento (OCDE), com sede em Paris.

Os primeiros sinais desta desaceleração já se fizeram sentir neste quarto trimestre em curso, com um aumento da procura de 1,3 milhões de barris por dia face a 2014.

A AIE constatou também um aumento da produção de 50.000 barris por dia em novembro último associada principalmente aos países da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEC), que fez com que o preço do petróleo caísse para o nível mais baixo dos últimos sete anos, com o barril de Brent a cotar-se a 39,77 dólares, segundo os dados mais recentes disponíveis do relatório.

Este ano a produção de petróleo vai aumentar em média 1,6 milhões de barris por dia, referiu a AIE, que prevê que em 2016 o acréscimo da produção desça para 1,2 milhões de barris por dia.

Lusa

  • Circulação retomada na A23, mais de 1.600 operacionais no combate às chamas

    País

    A circulação rodoviária na A23 foi completamente restabelecida ao início da manhã depois de ter estado cortada por causa dos incêndios que, no total, mobilizam mais de 1.600 operacionais e contam com reforço espanhol. Nos vários fogos que atingem o país estão 1.648 operacionais no terreno, apoiados por mais de 500 viaturas e 15 meios aéreos.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.