sicnot

Perfil

Economia

Brent continua a cair fortemente para níveis próximos de mínimos de dezembro de 2008

O barril de petróleo Brent para entrega em janeiro estava hoje a meio da manhã abaixo dos 37 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, a aproximar-se do mínimo, de 36,61 dólares, registado em 24 de dezembro de 2008.

© Thomas Peter / Reuters

Cerca das 12:00 em Lisboa, o barril de petróleo Brent, referência na Europa, estava a ser transacionado a 36,84 dólares, depois de ter iniciado a sessão a 37,75 dólares, um mínimo desde a crise global de 2008 e menos 0,4% do que no encerramento de sexta-feira.

Os preços começaram a cair fortemente na semana passada devido à falta de acordo dos membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo(OPEP) para fixar um limite à produção.

A queda dos preços agravou-se depois da Agência Internacional da Energia (AIE) ter afirmado na sexta-feira no relatório mensal que não está prevista uma redução da oferta a curto prazo e que o crescimento da procura deverá desacelerar em 2016.

Em novembro, os membros da OPEP produziram uma média de 31,7 milhões de barris por dia, mais 1,7 milhões do que quota combinada, o que terá tido um impacto nos preços, que recuaram 40% nos últimos 12 meses.

Lusa

  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.

  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43