sicnot

Perfil

Economia

Brent continua a cair fortemente para níveis próximos de mínimos de dezembro de 2008

O barril de petróleo Brent para entrega em janeiro estava hoje a meio da manhã abaixo dos 37 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, a aproximar-se do mínimo, de 36,61 dólares, registado em 24 de dezembro de 2008.

© Thomas Peter / Reuters

Cerca das 12:00 em Lisboa, o barril de petróleo Brent, referência na Europa, estava a ser transacionado a 36,84 dólares, depois de ter iniciado a sessão a 37,75 dólares, um mínimo desde a crise global de 2008 e menos 0,4% do que no encerramento de sexta-feira.

Os preços começaram a cair fortemente na semana passada devido à falta de acordo dos membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo(OPEP) para fixar um limite à produção.

A queda dos preços agravou-se depois da Agência Internacional da Energia (AIE) ter afirmado na sexta-feira no relatório mensal que não está prevista uma redução da oferta a curto prazo e que o crescimento da procura deverá desacelerar em 2016.

Em novembro, os membros da OPEP produziram uma média de 31,7 milhões de barris por dia, mais 1,7 milhões do que quota combinada, o que terá tido um impacto nos preços, que recuaram 40% nos últimos 12 meses.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC