sicnot

Perfil

Economia

Governo continua em negociações sobre a sobretaxa com o PCP e o BE

Governo continua em negociações sobre a sobretaxa com o PCP e o BE

O destino da sobretaxa de IRS está ser negociado entre o Governo e o resto da esquerda. Pela solução que está em debate, deverá acabar apenas para quem ganha pouco acima do salário mínimo nacional. E pode cair para mais de metade para quem ganha até 2.800 euros por mês. Acima deste valor, o corte na sobretaxa deverá ser inferior a metade.

  • Costa quer eliminar sobretaxa e repor salários tão rápido quanto possível
    0:54

    Economia

    O primeiro-ministro quer devolver de forma mais rápida possível os cortes nos salários e a sobretaxa de IRS. É uma tentativa de ir ao encontro das exigências do Bloco de Esquerda e do PCP, que exigem a reposição total dos salários e a eliminação da sobretaxa já a partir de janeiro. Ainda assim, António Costa avisa que esta devolução dependerá sempre da disponibilidade financeira do Estado.

  • Não há "condições financeiras" para eliminar sobretaxa em 2016
    1:57

    País

    O primeiro-ministro recusa a ideia da eliminação imediata da sobretaxa de IRS defendida por PCP e Bloco. Em entrevista ao jornal Público, António Costa explicou que não há, para já, condições para acabar com a sobretaxa no próximo ano. O chefe de Governo já está em contacto com o Banco de Portugal para assegurar a estabilidade do sistema financeiro e quer que a TAP volte a ter o Estado como acionista maioritário.

  • Hospitais vão ser penalizados se não cumprirem tempos de espera
    2:37

    País

    O Ministério da Saúde vai penalizar os hospitais que não cumprem os tempos de espera nas urgências e que tenham taxas elevadas de cesarianas. O novo modelo de financiamento prevê ainda linhas de financiamento próprio para a obesidade e rastreios do cancro do cólon e do colo do útero.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26