sicnot

Perfil

Economia

Portugal quer arrecadar hoje até 1.000 M€ na última ida do ano ao mercado

Portugal pretende arrecadar hoje até 1.000 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes de Tesouro, na última ida ao mercado deste ano e a primeira desde a tomada de posse do novo Governo.

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

(Reuters/Arquivo)

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza esta manhã, pelas 10:30, dois leilões das linhas de Bilhetes de Tesouro que vencem a 18 de março (três meses) e a 18 de novembro (11 meses) de 2016, com montante indicativo global entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros.

No último leilão de Bilhetes de Tesouro comparável, que ocorreu no fim de outubro, o Estado arrecadou 1.400 milhões de euros, acima do montante inicial previsto e a custos inferiores: 300 milhões de euros a três meses em troca de uma taxa de juro negativa de 0,021% e 1.100 milhões de euros a 11 meses com um juro médio de 0,06%.

Com a emissão de hoje, que também será a primeira ida ao mercado depois de o Governo liderado por António Costa ter tomado posse, o IGCP encerra os leilões previstos no Programa de Financiamento do Estado do quarto trimestre, que previa arrecadar 5.750 milhões de euros: 2.000 milhões de euros em Obrigações do Tesouro e 3.750 milhões de euros em Bilhetes de Tesouro.

Ora, durante o quarto trimestre e até hoje, a agência liderada por Cristina Casalinho arrecadou já 2.295 milhões de euros em Obrigações do Tesouro e 2.900 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.