sicnot

Perfil

Economia

Um quinto da população portuguesa viva em condições de pobreza em 2014

O índice de pobreza em Portugal não sofreu alterações em 2014: 19,5% da população continuava a viver em condições consideradas pobres. De acordo com os dados do INE, os idosos são os mais atingidos.

(REUTERS/ ARQUIVO)

O risco de pobreza para a população idosa foi de cerca de 17% em 2014, um aumento de dois pontos percentuais em relação ao ano anterior.

A presença das crianças num agregado familiar também continua a estar associada a um risco de pobreza mais elevado, sendo de cerca de 22% para as famílias com crianças dependentes e de perto de 17% para as famílias sem crianças a cargo.

Por outro lado, em 2014, reduziu-se a assimetria na distribuição dos rendimentos entre os grupos da população com maiores e menores recursos.

O INE divulgou já alguns dados relativos a 2015, nomeadamente em relação à taxa de privação de material, que sofreu uma redução. Para este indicador, são tidas em conta situações como a capacidade para pagar atempadamente a renda de casa, pagar uma semana de férias, ou a capacidade para manter a casa aquecida. Os dados mostram que, este ano, diminiu o número de pessoas que não conseguem assegurar este tipo de despesas.

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.