sicnot

Perfil

Economia

Quase 500 pensionistas mortos continuaram a receber reformas

Quase 500 pensionistas mortos continuaram a receber as respetivas pensões de reforma durante mais de 10 anos, detetou o Tribunal de Contas.

Arquivo SIC

O Tribunal de Contas detetou centenas de casos em que foram pagas reformas a beneficiários já falecidos. Só no ano passado, mais de mil pensões foram pagas durante os seis meses seguintes à morte do beneficiário.

Os auditores deteram ainda 35 casos de pessoas cuja data de nascimento é posterior à data do óbito.

Em quase 45 mil pensões da Segurança Social e em outras 48 mil da Caixa Geral de Aposentações não havia dados sobre a Identificação Fiscal dos beneficiários.

O Tribunal de Contas já abriu uma auditoria independente para apurar responsabilidades no caso.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.

  • PSD e CDS têm caminhos diferentes
    1:22

    País

    Assunção Cristas já respondeu a Pedro Passos Coelho, depois de o líder do PSD ter recusado apoiar a candidatura da líder do CDS à Câmara de Lisboa. Cristas diz que os dois partidos têm caminhos diferentes. O PSD continua sem apresentar candidato. Contudo, Marques Mendes revelou que Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a candidatar-se à Câmara de Lisboa.