sicnot

Perfil

Economia

Suzuki quer começar a testar a primeira moto de hidrogénio

O fabricante japonês de veículos Suzuki Motor quer comercializar a primeira moto de hidrogénio fabricada em série e planeia começar a testá-la na estrada no próximo ano, informa hoje o diário económico Nikkei.

O Ministério dos Transportes japonês poderá ter aprovada, em janeiro, uma normativa para este tipo de veículos -- que seria a primeira do mundo -- em matéria de segurança e meio ambiente, o que permitiria à Sukuzi começar a testar o seu produto.

O fabricante japonês estabeleceu uma empresa com a Intelligent Energy Holdings -- companhia britânica que fabricou o primeiro protótipo de motocicleta a hidrogénio em meados da década passada -- através da qual desenvolve a 'scooter' de hidrogénio (com base no atual modelo de 120cc de Suzuki) que promete ser a primeira moto do tipo comercializada no mundo.

Utilizando o modelo compacto de célula de combustível (chamada célula Burgman) a Suzuki espera também desenvolver veículos ligeiros de hidrogénio de quatro rodas.

Em dezembro do ano passado, o também japonês Toyota Motor transformou-se no primeiro fabricante de veículos a comercializar um carro que funciona com hidrogénio -- o Mirai -- e que emite vapor de água em vez de gases com efeito de estufa.

A Suzuki espera seguir os seus passos no setor dos motociclos e converter a 'scooter' Burgman num dos seus produtos de referência depois que as autoridades japonesas aprovem um quadro regulatório que certifique a segurança dos depósitos de combustível.

  • Está uma baleia no Cais do Sodré, em Lisboa

    País

    A capitania do Porto de Lisboa confirma a notícia. O cetáceo, um cachalote pigmeu com cerca de dois metros, está morto. Encontra-se encalhado junto à marge norte do Rio Tejo. A situação está a ser acompanhada pelas autoridades.

    Última Hora

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.