sicnot

Perfil

Economia

BPI avança para separação dos negócios em África

O BPI apresentou na Conservatória de Registo Comercial o projeto de cisão para separar as operações em África, informou num comunicado ao mercado em que também refere que irá convocar "proximamente" a assembleia-geral para deliberar sobre essa proposta. Mas Isabel dos Santos, que é a segunda maior accionista, está contra esta decisão.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

"(...) Na sequência da informação prestada ao mercado em 30 de Setembro de 2015, o Banco BPI informa que foi nesta data apresentado a registo, na Conservatória do Registo Comercial, o projeto de cisão-simples do Banco BPI", lê-se na informação enviada ontem à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O banco diz ainda que será convocada "proximamente" a assembleia-geral de acionistas e obrigacionistas para levar à votação esse projeto.

O projeto do banco é que fiquem numa unidade separada do BPI a participação de 50,1% no BFA - Banco de Fomento Angola, S.A e, em Moçambique, de 30% no Banco Comercial e de Investimentos e de 100% na BPI Moçambique -- Sociedade de Investimento.

O objetivo desta solução apresentada pela administração liderada por Fernando Ulrich é cumprir as regras do Banco Central Europeu (BCE) que limitam os grandes riscos, com grande impacto relativamente à exposição do BPI a Angola.

O projeto de cisão, além da aprovação dos acionistas, precisa de autorizações - entre estas do Banco Central Europeu confirmando que a cisão cumpre as regras relativas aos grandes riscos - de Banco de Portugal, Banco Nacional de Angola e Banco de Moçambique.

Precisa ainda do acordo da Caixa Geral de Depósitos devido ao moçambicano BCI, de que tanto BPI como CGD são donos, assim como acordo prévio da Unitel, devido ao acordo parassocial entre o BPI e a operadora angolana por partilharem a propriedade do angolano BFA. A Unitel, que é detida em 25% por Isabel dos Santos, detém 49,9% do BFA.

Precisamente no comunicado hoje enviado ao mercado, o banco refere que em cartas de 14 e 26 de outubro a Unitel indicou a sua posição de "não dar o seu consentimento à transmissão por cisão da participação do Banco BPI no BFA", considerando que existem "diversas alternativas que poderiam otimizar os interesses de ambas as partes e que estava disponível para as analisar e discutir".

O BPI diz que depois disto a comissão executiva do banco, liderada por Fernando Ulrich, "promoveu um conjunto de atuações que envolveram conversações com a Unitel e com os dois maiores acionistas do Banco BPI (CaixaBank e Santoro Finance) com vista a definir ajustamentos aos termos da cisão que permitissem obter uma alteração desta posição da Unitel".

O banco refere que "estas conversações decorreram de forma construtiva mas até ao momento não permitiram alcançar os ajustamentos aos termos da cisão que permitissem conciliar aquele objetivo com os aspetos de ordem regulatória [do BCE] que se torna necessário acautelar".

De acordo com a informação de analistas do setor bancário, algumas das alternativas que estão a ser estudadas para contornar as regras do BCE poderá passar pela redução da participação atual do BPI na unidade angolana, pela venda de uma parte adicional do BFA à Unitel, ficando assim o banco sem posição maioritária.

A operação do BPI em Angola é a sua 'jóia da coroa', tendo até setembro representado 70% do lucro que o banco conseguiu, isto é, 105 dos 151 milhões de euros totais.

Com Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.