sicnot

Perfil

Economia

Infraestruturas de Portugal aumenta portagens em 34 troços

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai aumentar em cinco cêntimos 34 das 550 tarifas de portagem das autoestradas que lhe estão concessionadas no próximo ano, adiantou fonte da empresa à agência Lusa.

(arquivo/Reuters)

(arquivo/Reuters)

Reuters

Numa nota escrita enviada hoje à Lusa, a IP refere que a atualização anual das taxas de portagem, que tem por base a evolução do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), se irá refletir "quase unicamente" nas tarifas aplicadas às classes 2, 3 ou 4.

Segundo esclarece, em 2016 a atualização anual irá representar, em média, um aumento de 0,2% em valor no conjunto das sete concessões ex-SCUT (Algarve, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior, Costa de Prata, Interior Norte, Grande Porto, Norte Litoral) e duas concessões de portagem real (Norte e Grande Lisboa).

Na A29 (Costa de Prata) aumentará em cinco cêntimos a tarifa dos veículos classe 2 no troço Salreu-Estarreja e dos veículos classe 4 no troço Estarreja-Ovar, enquanto na A42 (Grande Porto) a subida de cinco cêntimos será aplicada aos veículos de classe 3 no troço EN 106 Norte-Lousada (IP9).

Já na A28 (Norte Litoral) a atualização será feita no troço Póvoa de Varzim-Estela para os veículos de classe 2 e Esposende-Antas para os de classe 4, enquanto na A23 (Beira Interior) o aumento de cinco cêntimos se aplica no troço Alcaria-Covilhã Sul para a classe 2, Sarnadas/Retaxo-Castelo Branco Sul e Soalheira-Castelo Novo para a classe 3 e Mouriscas-Mação, Hospital-Castelo Branco Norte e Soalheira-Castelo Novo para a classe 4.

Já na Via do Infante (A22) a única alteração será no troço Tavira-Monte Gordo para os veículos de classe 4, sendo que na A24 serão atualizados os troços Vidago-Pedras Salgadas e Vila Real (IP4)-A4 para a classe 2, o percurso Chaves-EN103 para as classes 3 e 4 e, para esta última, também o troço Portela-Peso da Régua.

Quanto à A25 (Beiras Litoral e Alta), a subida de cinco cêntimos aplicar-se-á aos veículos de classe 2 no troço Boa Aldeia Nascente-Fail e aos de classe 4 nos percursos Reigoso-Cambarinho, EN231-EN2 e Mangualde-Chãs de Tavares.

Na concessão Norte, com portagem real, irá verificar-se uma atualização de tarifas em seis de um total de 30 troços: para os veículos de classe 1 aumentam os percursos Fafe-Basto e Ribeira de Pena-IP3; para os de classe 2 o de Nó Calvos-Vizela; para os de classe 3 os de Celeirós-Guimarães Oeste, Nó Calvos-Vizela e Vizela-Felgueiras; e para a classe 4 o troço Basto-Ribeira Pena.

No caso das subconcessões Baixo Tejo (A33) e Pinhal Interior (A13) esta atualização será aplicada em quatro do total de 25 pórticos existentes e representará um aumento médio em valor de 0,3%.

Na A13 os preços subirão cinco cêntimos para os veículos de classe 1 no troço Nó com a EN342-Nó de Condeixa e Nó de Condeixa-Nó de Coimbra Sul e apenas neste último percurso no caso dos veículos classe 3; já na A33 passam a pagar mais os automóveis classe 2 entre o Nó de Belverde-Nó das Laranjeiras, os de classe 3 entre o Nó de Palhais-Nó da Queimada e os de classe 4 entre o Nó de Coina com a EN10 e o Nó de Penalva.

Já nas subconcessões Autoestrada Transmontana e Litoral Oeste não se verificará qualquer alteração das taxas de portagem.

Segundo recorda a IP, atualmente as empresas transportadoras de mercadorias, maioritariamente utilizadoras dos veículos das classes superiores, beneficiam já de um desconto no preço das portagens de 10% durante o dia e de 25% durante a noite.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.