sicnot

Perfil

Economia

Pesca da sardinha interdita até 29 de fevereiro

A pesca da sardinha vai estar interdita, pelo menos, até 29 de fevereiro, no âmbito do período de defeso biológico desta espécie, segundo uma portaria publicada no Diário da República.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Nacho Doce / Reuters

O objetivo é assegurar a proteção dos juvenis e dos adultos reprodutores, impondo uma paragem obrigatória de dois meses que teve início a 01 de janeiro e termina no fim de fevereiro.

Os pescadores e armadores afetados pela paragem da pesca da sardinha receberam um total de 2,71 milhões de euros de compensações até 31 de dezembro de 2015.

Portugal e Espanha estão ainda a negociar a quota de sardinha para 2016, mas o Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES, na sigla inglesa) recomendou que a quota não ultrapasse as 1.600 toneladas, o que implica na prática uma paragem da frota de cerco.

Em 2015, a quota de sardinha ibérica ficou-se pelas 19 mil toneladas, das quais cerca de 13 mil couberam a Portugal e as restantes a Espanha.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05