sicnot

Perfil

Economia

Pesca da sardinha interdita até 29 de fevereiro

A pesca da sardinha vai estar interdita, pelo menos, até 29 de fevereiro, no âmbito do período de defeso biológico desta espécie, segundo uma portaria publicada no Diário da República.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Nacho Doce / Reuters

O objetivo é assegurar a proteção dos juvenis e dos adultos reprodutores, impondo uma paragem obrigatória de dois meses que teve início a 01 de janeiro e termina no fim de fevereiro.

Os pescadores e armadores afetados pela paragem da pesca da sardinha receberam um total de 2,71 milhões de euros de compensações até 31 de dezembro de 2015.

Portugal e Espanha estão ainda a negociar a quota de sardinha para 2016, mas o Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES, na sigla inglesa) recomendou que a quota não ultrapasse as 1.600 toneladas, o que implica na prática uma paragem da frota de cerco.

Em 2015, a quota de sardinha ibérica ficou-se pelas 19 mil toneladas, das quais cerca de 13 mil couberam a Portugal e as restantes a Espanha.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC