sicnot

Perfil

Economia

Parlamento debate dia 22 comissão de inquérito ao Banif e auditoria externa

O parlamento agendou para 22 de janeiro a discussão da criação da comissão de inquérito ao Banif, anunciou hoje o líder parlamentar do PSD, que propôs também a realização de uma auditoria externa ao banco.

Lusa

Lusa

Tiago Petinga


Em declarações aos jornalistas, Luís Montenegro anunciou que a conferência de líderes parlamentares agendou a discussão das iniciativas para dia 22 e afirmou esperar que "haja condições para que surja um texto final que consagre as propostas de diferentes partidos".

Luís Montenegro adiantou que o projeto do PSD dará entrada ainda hoje, tal como um projeto de resolução a recomendar uma auditoria "externa e independente" ao Banif.

O deputado social-democrata afirmou que a auditoria deverá incidir sobre o "processo que levou à capitalização em 2012, quer aos atos de gestão e várias tentativas de recuperação quer à depreciação do valor do banco que decorreu de forma repentina e acentuada nas últimas semanas, quer à solução de resolução e de venda de ativos ao Santander".

O parlamentar argumentou que o PSD decidiu avançar com uma resolução para realizar uma auditoria externa e independente ao Banif perante o que disse ser a "passividade do Governo" e defendeu que "seria útil" que os resultados estivessem prontos a tempo de poderem ser analisados pela comissão de inquérito.

"O Governo nada fez sobre esse repto que foi lançado pelo PSD [no debate em plenário no dia 23 de dezembro] e não resta outra alternativa que não a de propor que o parlamento formalize essa recomendação", argumentou Montenegro.

No final da conferência de líderes, o porta-voz, Duarte Pacheco, adiantou aos jornalistas que as bancadas do PS, BE, PCP e PEV estão a trabalhar numa "redação conjunta" do seu projeto de resolução para a criação do inquérito parlamentar e que o CDS-PP entregará um projeto próprio.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.