sicnot

Perfil

Economia

Taxa de desemprego em novembro ficou em 12,4%

A taxa de desemprego manteve-se inalterada em novembro face ao mês anterior, nos 12,4%, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"A estimativa provisória da taxa de desemprego para novembro de 2015 situa-se em 12,4%, mantendo-se inalterada face à estimativa definitiva obtida para outubro de 2015", refere o gabinete de estatísticas.

A estimativa provisória da população desempregada para novembro, por sua vez, é de 636,9 mil pessoas, o que representa um acréscimo de 0,5% face ao valor definitivo obtido para outubro de 2015 (mais três mil pessoas).

De acordo com o INE, a taxa de desemprego das mulheres (de 12,7%) excedeu a dos homens (de 12,2%) em 0,5 pontos percentuais, com ambas a aumentarem 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior.

A taxa de desemprego dos jovens, por sua vez, situou-se em 31,8%, tendo diminuído 0,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior, enquanto a taxa dos adultos situou-se em 10,8%, tendo-se mantido inalterada em relação ao mês anterior.

Em novembro de 2015, a estimativa provisória da taxa de desemprego não ajustada de sazonalidade foi de 12,6%, tendo aumentado 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior e diminuído 1,0 pontos percentuais, relativamente a novembro de 2014.

Segundo o INE, a estimativa provisória da população empregada é de 4,49 milhões de pessoas, menos 1,9 mil do que no mês anterior, o que corresponde uma variação relativa quase nula.

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

Com Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.