sicnot

Perfil

Economia

Exportações crescem 1,1% e importações caem 1,2% no trimestre terminado em novembro

As exportações aumentaram 1,1% e as importações diminuíram 1,2% no trimestre terminado em novembro, face ao período homólogo, o que se refletiu num recuo do défice da balança comercial para 2.529 milhões de euros, divulga o INE.

SIC

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a diminuição de 326,3 milhões de euros do défice, em relação ao período homólogo, traduziu-se num aumento da taxa de cobertura para 83,7% (+1,9 pontos percentuais em termos homólogos).

Em termos das variações homólogas mensais, em novembro de 2015 as exportações de bens cresceram 4,5% em resultado da evolução registada no comércio intra-UE (União Europeia) e as importações aumentaram 1,2%, em ambos os casos devido à evolução registada no comércio intra-UE (União Europeia).

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, em novembro as exportações aumentaram 7,7% e as importações subiram 4,5% (respetivamente -0,5% e +1,2% em outubro de 2015).

Já no que se refere às variações face ao mês anterior, em novembro de 2015 as exportações diminuíram 4,8%, principalmente devido ao comércio extra-UE, enquanto as importações decresceram 5,5%, em resultado sobretudo da evolução das importações intra-UE.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC