sicnot

Perfil

Economia

Economia espanhola cresce 3,2% em 2015

A economia espanhola fechou o ano de 2015 com um crescimento de 3,2%, depois de o Produto Interno Bruto ter registado uma subida de 0,8% no último trimestre, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol.

A economia espanhola fechou o ano de 2015 com um crescimento de 3,2%

A economia espanhola fechou o ano de 2015 com um crescimento de 3,2%

© Susana Vera / Reuters

A taxa de crescimento no quarto e último trimestre de 2015 foi idêntica à dos três trimestres anteriores. No ano de 2014, o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol ganhou 1,4%, pelo que o crescimento de 2015 é superior em 1,8 pontos percentuais.

Ainda assim, o PIB de 2015 fica uma décima abaixo das previsões do Governo, que era de 3,3% para o conjunto do ano.

Numa análise mais aprofundada sobre o último trimestre, o INE indica que o crescimento da economia espanhola nos últimos três meses de 2015 foi 3,5% superior ao do mesmo trimestre de 2014.

Os dados do INE espanhol coincidem com os números adiantados pelo Banco de Espanha em dezembro passado, que justificava o crescimento de 3,2% com a "manutenção do consumo das famílias", devido a um aumento do rendimento disponível.

O Banco de Espanha dizia que o aumento do rendimento disponível nas famílias espanholas se deveu, fundamentalmente, à descida do desemprego e do preço do petróleo, que em Espanha teve um efeito no preço dos combustíveis.

Por outro lado, também apontava para o adiantamento da descida do IRS inicialmente prevista para 2016 (medida aprovada pelo Governo espanhol antes das eleições gerais de 20 de dezembro) e a devolução de parte dos salários dos funcionários públicos cortados em 2012.

Ainda segundo o Banco de Espanha, paralelamente à força demonstrada pela procura interna, o setor externo teve um comportamento negativo, em consequência do aumento das importações.

Os dados completos do INE sobre o PIB de 2015 serão publicados a 25 de fevereiro.

  • Centro comercial em Manchester evacuado

    Mundo

    Um centro comercial foi evacuado esta manhã, no centro de Manchester. Testemunhas dizem ter ouvido um "grande estrondo". O incidente acontece horas depois do ataque na Manchester Arena, no final da atuação da cantora Ariana Grande, no qual morreram pelo menos 22 pessoas. O espaço comercial em Manchester foi entretanto reaberto. A polícia começou a retirar o cordão de segurança, pouco tempo depois de ser dado o alerta. Uma pessoa foi detida.

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.