sicnot

Perfil

Economia

Economia espanhola cresce 3,2% em 2015

A economia espanhola fechou o ano de 2015 com um crescimento de 3,2%, depois de o Produto Interno Bruto ter registado uma subida de 0,8% no último trimestre, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol.

A economia espanhola fechou o ano de 2015 com um crescimento de 3,2%

A economia espanhola fechou o ano de 2015 com um crescimento de 3,2%

© Susana Vera / Reuters

A taxa de crescimento no quarto e último trimestre de 2015 foi idêntica à dos três trimestres anteriores. No ano de 2014, o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol ganhou 1,4%, pelo que o crescimento de 2015 é superior em 1,8 pontos percentuais.

Ainda assim, o PIB de 2015 fica uma décima abaixo das previsões do Governo, que era de 3,3% para o conjunto do ano.

Numa análise mais aprofundada sobre o último trimestre, o INE indica que o crescimento da economia espanhola nos últimos três meses de 2015 foi 3,5% superior ao do mesmo trimestre de 2014.

Os dados do INE espanhol coincidem com os números adiantados pelo Banco de Espanha em dezembro passado, que justificava o crescimento de 3,2% com a "manutenção do consumo das famílias", devido a um aumento do rendimento disponível.

O Banco de Espanha dizia que o aumento do rendimento disponível nas famílias espanholas se deveu, fundamentalmente, à descida do desemprego e do preço do petróleo, que em Espanha teve um efeito no preço dos combustíveis.

Por outro lado, também apontava para o adiantamento da descida do IRS inicialmente prevista para 2016 (medida aprovada pelo Governo espanhol antes das eleições gerais de 20 de dezembro) e a devolução de parte dos salários dos funcionários públicos cortados em 2012.

Ainda segundo o Banco de Espanha, paralelamente à força demonstrada pela procura interna, o setor externo teve um comportamento negativo, em consequência do aumento das importações.

Os dados completos do INE sobre o PIB de 2015 serão publicados a 25 de fevereiro.

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC