sicnot

Perfil

Economia

Economia espanhola cresce 3,2% em 2015

A economia espanhola fechou o ano de 2015 com um crescimento de 3,2%, depois de o Produto Interno Bruto ter registado uma subida de 0,8% no último trimestre, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol.

A economia espanhola fechou o ano de 2015 com um crescimento de 3,2%

A economia espanhola fechou o ano de 2015 com um crescimento de 3,2%

© Susana Vera / Reuters

A taxa de crescimento no quarto e último trimestre de 2015 foi idêntica à dos três trimestres anteriores. No ano de 2014, o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol ganhou 1,4%, pelo que o crescimento de 2015 é superior em 1,8 pontos percentuais.

Ainda assim, o PIB de 2015 fica uma décima abaixo das previsões do Governo, que era de 3,3% para o conjunto do ano.

Numa análise mais aprofundada sobre o último trimestre, o INE indica que o crescimento da economia espanhola nos últimos três meses de 2015 foi 3,5% superior ao do mesmo trimestre de 2014.

Os dados do INE espanhol coincidem com os números adiantados pelo Banco de Espanha em dezembro passado, que justificava o crescimento de 3,2% com a "manutenção do consumo das famílias", devido a um aumento do rendimento disponível.

O Banco de Espanha dizia que o aumento do rendimento disponível nas famílias espanholas se deveu, fundamentalmente, à descida do desemprego e do preço do petróleo, que em Espanha teve um efeito no preço dos combustíveis.

Por outro lado, também apontava para o adiantamento da descida do IRS inicialmente prevista para 2016 (medida aprovada pelo Governo espanhol antes das eleições gerais de 20 de dezembro) e a devolução de parte dos salários dos funcionários públicos cortados em 2012.

Ainda segundo o Banco de Espanha, paralelamente à força demonstrada pela procura interna, o setor externo teve um comportamento negativo, em consequência do aumento das importações.

Os dados completos do INE sobre o PIB de 2015 serão publicados a 25 de fevereiro.

  • Mais de 1600 ações de fiscalizações a IPSS em dois anos
    1:05

    Expresso da Meia Noite

    Nos últimos dois anos, o Estado efetuou mais de 1600 ações de fiscalização a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) das quais resultaram mais de 70 destituições e 80 participações ao Ministério Público (MP). Os números foram avançados pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, no programa Expresso da Meia-noite, na SIC Notícias.

  • Bombeiro ferido nos fogos de Pedrógão Grande regressou a casa
    2:33

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Seis meses depois dos incêndios de Pedrógão Grande, regressou a casa o último dos bombeiros de Castanheira de Pera que estava internado desde junho. Rui Rosinha esteve em coma mais de dois meses e tem ainda pela frente uma longa recuperação. O bombeiro não quer que o país esqueça o que aconteceu e espera que as duas tragédias deste ano (fogos de junho e outubro) sirvam de lição para o futuro.

  • Pedrógão Grande, seis meses depois - documentário Expresso
    0:29
  • Frio no fim de semana, regiões do interior podem chegar aos -5 °C
    1:23
  • Ilhas Selvagens são um tesouro no Atlântico que é preciso preservar
    2:33