sicnot

Perfil

Economia

Produção Industrial cresce 1,8% em 2015 em Portugal

O índice de produção industrial registou uma subida homóloga de 1,6% em dezembro (0,5% em novembro) e aumentou 1,8% em termos anuais, face a 2014, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O índice de produção industrial registou uma subida homóloga de 1,6% em dezembro (0,5% em novembro) e aumentou 1,8% em termos anuais, face a 2014, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O índice de produção industrial registou uma subida homóloga de 1,6% em dezembro (0,5% em novembro) e aumentou 1,8% em termos anuais, face a 2014, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

© Rafael Marchante / Reuters


O agrupamento de Bens Intermédios foi o mais influente na variação do índice agregado, com um contributo de 1,5 pontos percentuais, resultante de uma variação homóloga de 3,9% (4,3% no mês anterior).

O agrupamento de Energia apresentou o único contributo negativo (-0,3 pontos percentuais), originado pela taxa de variação de -1,8% (variação de -0,4% em novembro).

A secção Indústrias Transformadoras passou de uma taxa de 0,2% em novembro, para 3,8% em dezembro, enquanto a secção de Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio registou uma variação homóloga de -5,4%, (-0,4% no mês anterior).

A taxa de variação da secção das Indústrias Extrativas situou-se em -36,1%, após ter diminuído 9,9% em novembro.

O índice de produção industrial registou uma queda mensal de 0,1% em dezembro (-3,7% em novembro).

No quarto trimestre de 2015, o índice agregado registou uma variação homóloga de 2,1%, que compara com 2,5% nos três meses anteriores.

Em termos anuais, o índice de produção industrial aumentou 1,8% (1,6% em 2014), uma evolução foi determinada principalmente pelo agrupamento de Energia, que aumentou 7,6% em 2015, depois de se ter expandido 1,4% em 2014.

Lusa

  • Sentimento económico sobe em Portugal

    Economia

    O sentimento económico caiu 1,7 pontos na zona euro e 1,8 na União Europeia (UE) em janeiro, tendo Portugal invertido a tendência, com uma subida de 0,9 pontos, durante o primeiro mês do ano, divulga hoje a Comissão Europeia.

  • Bruxelas duvida das previsões que o Governo fez para este ano
    2:25

    Economia

    A Comissão Europeia mantém as dúvidas e os avisos. Bruxelas duvida das previsões que o Governo fez para este ano e traça um retrato mais negro para a evolução das contas públicas. O Governo prevê crescimento de 2,1% e défice de 2,6% em 2016, já Bruxelas aponta um crescimento de 1,6% e um défice de 3.4%. O Governo só tem até amanhã para enviar mais dados para Bruxelas.

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17