sicnot

Perfil

Economia

Confiança dos portugueses atinge valores históricos em 2015

O índice de confiança dos consumidores portugueses atingiu os 66 pontos no final de 2015, o valor mais elevado dos últimos anos, uma subida de sete pontos em relação ao início do ano, mas ainda abaixo da média europeia.

Confiança dos portugueses aumentou

Confiança dos portugueses aumentou

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

De acordo com o "Estudo Global de Confiança dos Consumidores", da Nielsen, "Portugal fecha 2015 com um índice de confiança de 66, representando uma subida de sete pontos face ao início do ano e de 11 pontos face ao período homólogo", mas continua abaixo da média europeia, que foi de 81 pontos no final de 2015.

A segurança no emprego continua a ser a principal preocupação dos portugueses, com 84% dos inquiridos sem boas perspetivas de emprego para os próximos 12 meses.

Espanha, Itália e França apresentam a mesma preocupação, com valores muito próximos -- 70%, 79%, 75% respetivamente, sendo a Grécia a mais pessimista no grupo dos países mediterrânicos, com 90%.

Entre as principais preocupações dos portugueses, está o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal que regista 14%, contra 4% de média europeia, o que faz de Portugal um dos países europeus mais conscientes sobre este tema, revela o estudo.

Ainda assim, os portugueses estavam no final de 2015 mais confiantes, com 30% dos inquiridos a afirmar ter boas perspetivas em relação à sua situação financeira pessoal, valor que no final de 2014 era de 19%.

Depois de cobrir todos os gastos essenciais, 24% dos inquiridos dizem optar por despender o seu dinheiro extra em entretenimento fora de casa, percentagem que durante o mesmo período em 2013, no pico da crise, registava 13%.

No último estudo da Nielsen, o receio face ao terrorismo aumenta expressivamente, com 22% dos inquiridos na Europa e 27% na América do Norte a mostrarem-se preocupados, constituindo uma das principais preocupações a curto prazo.

Em França, 15% declaram estar preocupados com o terrorismo, sendo assim a sua segunda maior preocupação nos próximos seis meses.

O relatório internacional "Estudo Global de Confiança dos Consumidores" é realizado junto dos utilizadores de Internet de 61 países e não no total da população.

Lusa

  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Não há aumentos salariais no Estado para o ano
    1:18

    Economia

    O ministro das Finanças confirma a alteração dos escalões de IRS em 2018. É uma das medidas prioritárias para o próximo ano, a par do descongelamento das carreiras na função pública. Numa entrevista à Antena 1, Mário Centeno admite que não vai haver aumentos salariais no Estado no próximo ano

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00
  • Marcelo diz que Europa não deve contar com benevolência dos aliados 
    1:19

    País

    O Presidente da República concorda com Angela Merkel, que este domingo defendeu que a Europa já não pode confiar a 100% nos países aliados. Numa conferência sobre o futuro da Europa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a União Europeia tem de assumir responsabilidades e protagonismo e não pode contar com a iniciativa e a benevolência dos aliados.

  • Novos casos de tuberculose caíram para metade

    País

    Portugal reduziu para metade o número de novos casos de tuberculose entre 2000 e 2016, segundo um relatório hoje divulgado, que mostra que, no ano passado, a taxa de incidência da doença foi de 18 por 100 mil habitantes.

  • Merkel sugere que a Europa já não pode contar com aliados como os EUA
    1:45

    Mundo

    Depois das cimeiras do G7 e da NATO,e sem nunca mencionar Donald Trump, a chanceler alemã diz que é tempo de cada país tomar conta do próprio destino. As declarações de Angela Merkel foram feitas em Munique numa ação de campanha da CDU e evidenciam incómodo em relação às posições manifestadas pelos EUA.

  • Bombeiro alvejado durante assalto em Buenos Aires
    1:07

    Mundo

    A polícia argentina está a investigar o assalto e a agressão a tiro a um bombeiro em Buenos Aires. O homem de 30 anos foi atacado por três jovens, o momento foi captado pelas câmaras de videovigilância. As imagens mostram o exato momento em que o bombeiro foi atacado pelo grupo, perto de um quiosque de alimentação automático. De acordo com as informações disponíveis, a vítima terá sido alvejada seis vezes.