sicnot

Perfil

Economia

Juros da dívida pressionados com taxa a 10 anos acima dos 3,3%

A pressão dos mercados sobre a dívida soberana de Portugal aumentou hoje fazendo subir os juros das obrigações no prazo dos 10 anos acima dos 3,3%.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Pelas 14:15 [hora de Lisboa], e num dia em que o índice ASE, da bolsa de Atenas, segue a afundar 7,89% para 464,13 pontos, penalizado pelo setor financeiro grego que caía 14,76%, os investidores manifestavam também "alguma incerteza" sobre Portugal, no primeiro dia útil após a apresentação da proposta de apresentação do Orçamento de Estado para 2016.

A taxa de juro das obrigações a 10 anos em Portugal subiu dos 1,744% do fecho na sexta-feira para 3,342% hoje, o nível mais alto em seis meses.

Na verdade, e segundo a agência Efe, o diferencial das obrigações de Portugal a 10 anos, face às obrigações de dívida alemã no mesmo prazo, atingiu máximos desde março de 2014, ao superar os 300 pontos base, devido também à queda da rentabilidade dos títulos germânicos.

No prazo dos cinco anos, os juros da dívida de Portugal estavam igualmente pressionados ao subirem de 1,743% no encerramento de sexta-feira para 1,938% à mesma hora de hoje.

Os investidores vêm Portugal como um dos países da Europa mais sensíveis à turbulência nos mercados, depois de ter realizado uma saída limpa, isto é, com êxito do resgate financeiro em maio de 2014.

Nesse período, a pressão sobre os juros da dívida atingiu níveis insustentáveis e o rendimento das obrigações a dez anos chegou a superar os 17%.

A proposta de Orçamento de Estado para 2016, entregue no Parlamento português na sexta-feira, vai ser discutida na especialidade a 22 de fevereiro e a votação final será a 16 de março deste ano.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.