sicnot

Perfil

Economia

Juros da dívida pressionados com taxa a 10 anos acima dos 3,3%

A pressão dos mercados sobre a dívida soberana de Portugal aumentou hoje fazendo subir os juros das obrigações no prazo dos 10 anos acima dos 3,3%.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Pelas 14:15 [hora de Lisboa], e num dia em que o índice ASE, da bolsa de Atenas, segue a afundar 7,89% para 464,13 pontos, penalizado pelo setor financeiro grego que caía 14,76%, os investidores manifestavam também "alguma incerteza" sobre Portugal, no primeiro dia útil após a apresentação da proposta de apresentação do Orçamento de Estado para 2016.

A taxa de juro das obrigações a 10 anos em Portugal subiu dos 1,744% do fecho na sexta-feira para 3,342% hoje, o nível mais alto em seis meses.

Na verdade, e segundo a agência Efe, o diferencial das obrigações de Portugal a 10 anos, face às obrigações de dívida alemã no mesmo prazo, atingiu máximos desde março de 2014, ao superar os 300 pontos base, devido também à queda da rentabilidade dos títulos germânicos.

No prazo dos cinco anos, os juros da dívida de Portugal estavam igualmente pressionados ao subirem de 1,743% no encerramento de sexta-feira para 1,938% à mesma hora de hoje.

Os investidores vêm Portugal como um dos países da Europa mais sensíveis à turbulência nos mercados, depois de ter realizado uma saída limpa, isto é, com êxito do resgate financeiro em maio de 2014.

Nesse período, a pressão sobre os juros da dívida atingiu níveis insustentáveis e o rendimento das obrigações a dez anos chegou a superar os 17%.

A proposta de Orçamento de Estado para 2016, entregue no Parlamento português na sexta-feira, vai ser discutida na especialidade a 22 de fevereiro e a votação final será a 16 de março deste ano.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.