sicnot

Perfil

Economia

Bolsa de Tóquio encerra a cair 5,4%

O índice Nikkei, da bolsa de Tóquio, fechou hoje a cair 5,4%, até aos 16.085,44 pontos. O segundo indicador, o Topix, caiu 76,08 pontos hoje, ou 5,51%, até às 1.304,33 unidades.

© Issei Kato / Reuters

A bolsa japonesa foi arrastada pelas quedas, na véspera, das grandes praças financeiras mundiais de Wall Street, Frankfurt ou Londres (influenciadas pela diminuição do preço petróleo) e pela valorização do yen.

O dólar, que há uma semana valia mais de 120 yenes (a moeda japonesa) caiu hoje abaixo das 115 unidades, o valor mais baixo dos últimos 15 meses.

A dívida japonesa, um ativo considerado seguro em tempos de incerteza, também concentrou as compras, depois de o banco central do Japão ter anunciado taxas de juro de referência negativas a partir da próxima semana, o que levou a que hoje as obrigações a dez anos caíssem para um rendimento negativo pela primeira vez na história.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15

    Mundo

    Na Califórnia, nos Estados Unidos, já foi eleito o cão mais feio do mundo de 2017, num concurso que se repete há 29 anos. Com 57 quilos, Martha recebeu a distinção enquanto ressonava no palco.