sicnot

Perfil

Economia

Deputados aprovam audições de ex-ministros do PSD e CDS sobre salários dos reguladores

Os deputados aprovaram hoje o requerimento do PS para serem ouvidos no parlamento os ex-ministros Maria Luís Albuquerque e Pires de Lima sobre as aumentos dos salários dos administradores da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças.

Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças.

TIAGO PETINGA

A informação foi dada à Lusa pelo presidente da Comissão Parlamentar de Economia, o deputado do CDS-PP Hélder Amaral, que explicou que esses responsáveis serão convidados a ir à comissão.

Ainda no âmbito deste requerimento, será chamado também o presidente da CRESAP - Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, João Abreu Bilhim.

Este requerimento do Partido Socialista relaciona-se com a notícia avançada pelo Jornal de Notícias no início de fevereiro, segundo a qual, em outubro passado, a Administração do regulador da aviação civil viu os seus salários subirem 150%.

Segundo o JN, o presidente Luís Miguel Ribeiro, o vice-presidente Carlos Seruca Salgado e a vogal Lígia da Fonseca viram os salários subirem de 6.030 euros para 16.075 euros, de 5.499 euros para 14.468 e de 5.141 para 12.860 euros respetivamente.

O jornal disse ainda que as nomeações desses administradores já tinham dado polémica por então não terem agradado à Cresap, estrutura que seleciona e avalia os candidatos a ocuparem cargos de gestores públicos.

Os deputados aprovaram também hoje o requerimento do CDS-PP para ouvir a comissão de vencimentos da ANAC.

Quanto ao requerimento do PSD para ouvir todas as comissões de fixação de vencimentos das diversas entidades reguladoras nacionais, foi adiado para a semana seguinte a sua votação.

Lusa

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.