sicnot

Perfil

Economia

Deputados aprovam audições de ex-ministros do PSD e CDS sobre salários dos reguladores

Os deputados aprovaram hoje o requerimento do PS para serem ouvidos no parlamento os ex-ministros Maria Luís Albuquerque e Pires de Lima sobre as aumentos dos salários dos administradores da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças.

Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças.

TIAGO PETINGA

A informação foi dada à Lusa pelo presidente da Comissão Parlamentar de Economia, o deputado do CDS-PP Hélder Amaral, que explicou que esses responsáveis serão convidados a ir à comissão.

Ainda no âmbito deste requerimento, será chamado também o presidente da CRESAP - Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, João Abreu Bilhim.

Este requerimento do Partido Socialista relaciona-se com a notícia avançada pelo Jornal de Notícias no início de fevereiro, segundo a qual, em outubro passado, a Administração do regulador da aviação civil viu os seus salários subirem 150%.

Segundo o JN, o presidente Luís Miguel Ribeiro, o vice-presidente Carlos Seruca Salgado e a vogal Lígia da Fonseca viram os salários subirem de 6.030 euros para 16.075 euros, de 5.499 euros para 14.468 e de 5.141 para 12.860 euros respetivamente.

O jornal disse ainda que as nomeações desses administradores já tinham dado polémica por então não terem agradado à Cresap, estrutura que seleciona e avalia os candidatos a ocuparem cargos de gestores públicos.

Os deputados aprovaram também hoje o requerimento do CDS-PP para ouvir a comissão de vencimentos da ANAC.

Quanto ao requerimento do PSD para ouvir todas as comissões de fixação de vencimentos das diversas entidades reguladoras nacionais, foi adiado para a semana seguinte a sua votação.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a Secretaria Regional de Solidariedade Social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho. Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.