sicnot

Perfil

Economia

EUA determina que sistema de inteligência artificial de veículos é o "condutor"

O sistema informático baseado na inteligência artificial para carros autónomos pode ser considerado como "condutor", segundo a Agência para a Segurança no Trânsito dos EUA.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Kai Pfaffenbach / Reuters

A agência apresentou a sua posição esta semana numa carta tornada pública, na qual responde aos pedidos de esclarecimento da empresa Google sobre a maneira como a legislação existente deve ser interpretada, incluindo a quem se refere o termo "condutor".

O gigante da Internet está interessado porque é um dos que tem o protótipo de carro sem condutor mais avançado.

No caso de uma série de normas de segurança que os veículos devem satisfazer para poder circular nos Estados Unidos, a agência confirma que o sistema de inteligência artificial que controla automaticamente o carro é o "motorista".

Aquela interpretação é bastante positiva para carros sem condutor, porque refere que não é necessário ter um controlador humano no carro, como é atualmente requerido.

No entanto, ela não resolver todas as incertezas.

"Em muitos casos, interpretar o termo 'condutor' na forma pedida pela Google não altera necessariamente as obrigações previstas na lei, nem resolve completamente o problema que o Google quer resolver", sublinha também a agência.

Em particular, não aborda a questão de saber se e como o Google pode certificar que o seu sistema informático de controlo da viatura baseado na inteligência artificial cumpre os padrões de segurança, adianta.

"A nossa interpretação de que o sistema de computador na condução autónoma poderá ser de fato 'condutor' é importante, mas cabe aos fabricantes de automóveis autónomos provar que os seus veículos cumprem rigorosos padrões de segurança", também comentou hoje o secretário federal dos Transportes, Anthony Foxx.

Um porta-voz do Google disse que o grupo estava a analisar a carta da Agência para a Segurança no Trânsito dos EUA e que não vai comentar.

Os carros sem motorista estão a despertar um grande interesse junto dos fabricantes de automóveis e agentes do setor da tecnologia.

Mas, além dos aspetos técnicos, a sua possível generalização pede uma adaptação dos regulamentos existentes e uma abordagem à questão da responsabilidade em caso de acidentes.

O Departamento de Transportes norte-americano anunciou o mês passado um plano de investimento de cerca de quatro mil milhões de dólares ao longo de dez anos para acelerar a introdução de carros sem motorista nas estradas norte-americanas e prometeu orientações nos próximos meses para tentar harmonizar as regras nacionais aplicadas aos veículos daquele género.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.