sicnot

Perfil

Economia

Costa defende que Eurogrupo confirmou apoio europeu ao Orçamento

O primeiro-ministro sustentou hoje que o Eurogrupo confirmou na quinta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2016 merece "o apoio" das instituições europeias e que dispõe de condições para ser executado no quadro da zona euro.

ANT\303\223NIO COTRIM

António Costa falava na abertura do debate quinzenal, na Assembleia da República, após uma intervenção do líder parlamentar socialista, Carlos César, marcada por críticas à ação do anterior executivo, sobretudo no que respeita ao emprego e à consolidação das contas públicas.

O primeiro-ministro centrou a parte final da sua intervenção na questão das negociações entre o executivo de Lisboa e Bruxelas sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2016: Na quinta-feira, "com a tomada de posição do Eurogrupo, mais uma vez se confirmou que o Orçamento português merece o apoio das instituições europeias e tem condições para ser executado no quadro da zona euro", defendeu.

António Costa referiu-se depois às advertências que têm sido lançadas sobre a proposta de Orçamento do Estado, dizendo ter tomado "boa nota, obviamente, das preocupações da Comissão Europeia".

"Temos toda a confiança na capacidade de execução do Orçamento, de forma a prevenir riscos e a reforçar a confiança. Estamos perante um Orçamento responsável, que cria condições para a criação de emprego e para o crescimento, aumenta a proteção social e tem metas ambiciosas para a redução da dívida e défice - metas que a direta tanto fala, mas nunca foi capaz de cumprir ao longo da sua governação", advogou o líder do executivo.

Lusa

  • Casal detido por torturar os 13 filhos em casa nos EUA

    Mundo

    Treze irmãos e irmãs foram encontrados presos em casa, alguns acorrentados, esfomeados e sujos, numa pequena localidade no estado norte-americano da Califórnia, e os pais foram detidos por tortura, anunciou a polícia norte-americana.

  • Morreu a cantora Madalena Iglésias

    Cultura

    A cantora Madalena Iglésias, que venceu o Festival da Canção em 1966 com a música "Ele e Ela", morreu hoje aos 78 anos numa clínica em Barcelona, Espanha. O velório realiza-se hoje, a partir das 18:00 locais (17:00 em Portugal), na sala 18 do Tanatório de Collserola, em Barcelona.

  • U2 regressam a Portugal em setembro

    Cultura

    16 de setembro, Altice Arena em Lisboa. A nova digressão da banda irlandesa U2 tem passagem garantida por Portugal. Os bilhetes são postos à venda ainda em janeiro, com condições especiais para membros do clube de fãs e os primeiros que compraram o mais recente álbum do grupo.

    Ricardo Rosa

  • "O grupo parlamentar do PSD vai ser um instrumento de força para ajudar Rui Rio"
    16:00