sicnot

Perfil

Economia

Produção automóvel nacional com queda de 39,5% em janeiro

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) anunciou esta sexta-feira que em janeiro foram produzidos em Portugal 8.317 veículos automóveis, uma diminuição de 39,5% face ao mês homólogo de 2015.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Nos veículos ligeiros de passageiros, a queda na produção foi de 63,1%, enquanto a produção de veículos comerciais ligeiros registou um aumento de 31,3%. "Já a produção de veículos pesados evidenciou uma quebra moderada (-6,1%)", indicou a associação em comunicado.

Do total da produção nacional em janeiro, 7.912 veículos foram destinados à exportação, uma queda de 39,1% em relação ao número de veículos exportados no mesmo mês de 2015.

A União Europeia foi o destino de 91,5% dos veículos exportados, tendo a Alemanha importado 23,1% dos veículos produzidos em Portugal, seguida da França (16,9%) e da Espanha (13,3%).

Lusa

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Gases tóxicos expelidos pelo Kilauea ameaçam a população no Havai
    1:51
  • Gilberto Gil cancela atuação em Israel

    Cultura

    O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 4 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.