sicnot

Perfil

Economia

Produção automóvel nacional com queda de 39,5% em janeiro

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) anunciou esta sexta-feira que em janeiro foram produzidos em Portugal 8.317 veículos automóveis, uma diminuição de 39,5% face ao mês homólogo de 2015.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Nos veículos ligeiros de passageiros, a queda na produção foi de 63,1%, enquanto a produção de veículos comerciais ligeiros registou um aumento de 31,3%. "Já a produção de veículos pesados evidenciou uma quebra moderada (-6,1%)", indicou a associação em comunicado.

Do total da produção nacional em janeiro, 7.912 veículos foram destinados à exportação, uma queda de 39,1% em relação ao número de veículos exportados no mesmo mês de 2015.

A União Europeia foi o destino de 91,5% dos veículos exportados, tendo a Alemanha importado 23,1% dos veículos produzidos em Portugal, seguida da França (16,9%) e da Espanha (13,3%).

Lusa

  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.