sicnot

Perfil

Economia

Agricultores gregos mantêm protestos contra Governo em Atenas

Milhares de gregos voltaram a manifestar-se hoje frente ao Parlamento de Atenas contra o novo projeto de reforma de pensões e aumento de impostos que atinge os agricultores.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

A concentração de hoje foi organizada pela Frente de Luta dos Trabalhadores (Pame), próxima dos sindicatos comunistas e dos agricultores, que começaram a manifestar-se na sexta-feira na Praça da Constituição, em Atenas.

De acordo com as autoridades policiais, cerca de 12 mil pessoas demonstraram hoje solidariedade para com os agricultores que vieram de todo o país e que já se concentraram no final da semana frente ao Parlamento grego, na capital.

O cortejo dos agricultores, que utilizou mais de vinte tratores durante a manifestação, bloqueou uma autoestrada de acesso à capital grega e concentrou-se depois frente ao edifício do Ministério da Agricultura, tendo os manifestantes acampado no centro de Atenas, onde pernoitaram.

A federação sindical dos funcionários públicos (Adedy) também se juntou à manifestação dos agricultores opondo-se ao projeto de lei do Governo de esquerda de Alexis Tsipras, o qual prevê equiparar o sistema de quotização aos assalariados do setor agrícola, o que implica aumentar os pagamentos em sete por cento sobre uma base de 26,95 por cento.

Apesar de se tratar de um aumento considerado drástico pelos sindicatos, o executivo insiste que o projeto-lei faz parte dos planos gerais de unificação da segurança social e que, por isso, os agricultores não têm motivos para se queixarem pois vão aumentar o valor das pensões, no futuro.

O plano governamental contempla uma pensão estatal que garante 384 euros mensais para todos os que descontaram durante um período mínimo de 15 anos, enquanto a caixa de pensões dos agricultores garantia, até ao momento, 168 euros por mês.

Os agricultores que beneficiavam também até ao momento de isenções fiscais intensificaram os protestos nas últimas três semanas tendo bloqueado as estradas de acesso aos postos fronteiriços no norte do país.

As medidas que vão ser apresentadas pelo Governo de Tsipras sobre o setor são apoiadas pela 'troika' de credores, formada pela União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu.

Segundo as últimas informações, não se registaram incidentes durante as manifestações.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.