sicnot

Perfil

Economia

"Impostos não servem apenas para pagar dívida", diz o ministro das Finanças

O ministro das Finanças disse hoje no Sardoal que os impostos não servem apenas para pagar dívidas, considerando que investimentos como o da Loja do Cidadão que hoje inaugurou naquela localidade são "uma das faces mais visíveis do retorno dos impostos que pagamos".

ANT\303\223NIO COTRIM

"Os impostos não servem apenas para pagar dívidas e esta Loja é uma das faces mais visíveis do retorno dos impostos que pagamos, assim como escolas e centros de saúde, na promoção de serviços públicos de qualidade, modernos e de proximidade, pois servem para melhorar a qualidade de vida das pessoas (...)", disse Mário Centeno no seu discurso durante a inauguração daquele equipamento no Sardoal.

"Esta ação pública é o resultado do esforço dos habitantes do Sardoal, do município e do Governo, e é este tipo de serviço público de confiança e proximidade que o Governo quer dinamizar, numa lógica da relação entre o Estado e os cidadãos e numa perspetiva de médio e longo prazo para o país, retomando o programa Simplex", destacou o ministro das Finanças.

Mário Centeno esteve hoje em Sardoal acompanhado da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Marques, onde inauguraram a Loja do Cidadão de Sardoal, equipamento que tem disponível, a partir de hoje, os serviços da Autoridade Tributária, Segurança Social, Gabinete de Inserção Profissional do Instituto do Emprego e um balcão multisserviços, entre outros.

Nesse sentido, também Maria Manuel Marques, ministra da Modernização Administrativa, destacou o "elogio e o aplauso dos cidadãos às Lojas e Espaços do Cidadão", lembrado o tempo e o dinheiro que os portugueses perdem ao "terem de se deslocar de edifício em edifício, quando têm de tratar de assuntos com diferentes entidades, a correr de serviço em serviço".

A Governante destacou, neste âmbito das Lojas e Espaço do Cidadão, a "renovação dos serviços públicos, a requalificação de edifícios devolutos, a colaboração dos municípios, o serviço de proximidade, com os serviços agrupados".

"Este é o único caminho que corresponde a uma boa gestão de serviços públicos de proximidade", vincou.

O presidente da autarquia de Sardoal, Miguel Borges (PSD), destacou a interioridade do município, "interior de um país que teima em acentuar a sua inclinação para o litoral, apesar das poucas dezenas de quilómetros que nos separam desse mesmo litoral".

"A Loja do Cidadão de Sardoal", sublinhou, "poderá, também ela, contribuir para o tão desejado nivelamento territorial, como fator dinamizador da nossa economia local, além de transmitir a imagem real de um concelho com história que se quer moderno e dinâmico".

Miguel Borges aproveitou a presença dos dois ministros no município de Sardoal para lembrar "o problema da falta de médicos" no concelho e para "lamentar que a Loja do Cidadão não integre o Instituto dos Registos e Notariado".

A nova Loja do Cidadão começou hoje a funcionar nas instalações da antiga União Panificadora Sardoalense, cujo edifício foi adquirido pela autarquia há cerca de um ano, tendo recebido obras de adaptação e reabilitação que representaram um investimento na ordem dos 400 mil euros, com financiamento de 85% de fundos comunitários.

O ministro Mário Centeno confidenciou ter-se estreado hoje, no Sardoal, a descerrar uma placa com o seu nome num equipamento público.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado. De acordo com a Reuters, o sismo teve uma magnitude de 5.7.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".