sicnot

Perfil

Economia

Problema no airbag obriga à revisão de 1,9 milhões de veículos Mazda

O fabricante automóvel japonês Mazda Motor anunciou hoje a chamada a revisão de 1,9 milhões de automóveis em todo o mundo, dos quais 210 mil no Japão, devido aos airbags defeituosos produzidos pela empresa nipónica Takata.

Um dos modelos afetados é o Mazda 6, conhecido no Japão e em outros países asiáticos como Atenza

Um dos modelos afetados é o Mazda 6, conhecido no Japão e em outros países asiáticos como Atenza

© Toru Hanai / Reuters

Os seis modelos afetados forma fabricados entre 2006 e 2014, e entre eles figura o Mazda 6 (conhecido no Japão e em outros países asiáticos como Atenza), o camião comercial Titan e o utilitário Bongo.

Esta nova chamada à revisão soma-se aos milhões de viaturas que foram obrigados a voltar às oficinas em todo o mundo devido a uma falha técnica detetada nos airbags da Takata, um problema que, aliás, levou as autoridades a impor à empresa uma multa milionária.

Além da Mazda, outros fabricantes como a Toyota, Nissan, Mitsubishi, Subaru, Honda, Ford, o Grupo Chrysler ou BMW, anunciaram chamadas à revisão dos seus veículos devido a esse defeito.

As falhas nos infladores (o encapsulado metálico em que se aloja o 'airbag') fazem com que o dispositivo de segurança se possa abrir com demasiada força ao ponto de projetar fragmentos.

Este defeito foi relacionado com a morte de pelo menos oito pessoas nos Estados Unidos e na Malásia.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42