sicnot

Perfil

Economia

Conselho Regional do Norte reúne-se para debater alterações na TAP

O Conselho Regional do Norte reúne-se hoje para avaliar as consequências das alterações de rotas a partir do aeroporto do Porto para o tecido empresarial e institucional da região.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Paulo Whitaker / Reuters

A reunião da comissão permanente do juntará o presidente, vice-presidente e vogais do Conselho Regional do Norte e ainda os presidentes das comunidades intermunicipais da região e da Área Metropolitana do Porto, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, representantes do tecido empresarial e autarcas da Maia, Matosinhos e Porto.

Do lado das autarquias, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, tem sido um dos maiores críticos da estratégia da transportadora aérea, acusando a empresa ter em curso uma estratégia para "destruir o aeroporto Francisco Sá Carneiro", com vista a construir em Lisboa "um novo aeroporto e uma nova ponte".

De Matosinhos, o presidente Guilherme Pinto defendeu na terça-feira que o Conselho Metropolitano do Porto (CmP) deve tomar "uma atitude violenta" relativamente à TAP, não tanto pela perda de voos mas pela "forma de estar da empresa".

Já na passada semana, o presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, apelou ao Governo para que não deixe a TAP abandonar o aeroporto do Porto, defendendo até um "incremento das suas ligações" diretas de e para o aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Também na passada semana, as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto alertaram o Governo para a necessidade de não permitir a redução da oferta dos transportes aéreos, nomeadamente da TAP, no sentido de evitar prejuízos para "o desenvolvimento económico regional e nacional".

Do ponto de vista empresarial, o setor do calçado, pela voz da Associação dos Industriais de Calçado, admitiu estar a acompanhar "com apreensão" o eventual fim das ligações Porto/Milão pela TAP, que foi sempre "a companhia de excelência" das empresas daquela fileira.

A companhia aérea TAP já informou que as quatro rotas europeias canceladas a partir do Porto representavam um prejuízo de 8,02 milhões de euros e disse que a Portugália "vai continuar a existir", como desde 2007.

Órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o Conselho Regional do Norte acompanha as atividades da comissão e dá parecer sobre os planos e programas de desenvolvimento regional.

Das suas competências destaca-se, ainda, pronunciar-se sobre as medidas de descentralização e desconcentração administrativa que sejam suscetíveis de possuir impacte no modelo e na organização territorial das políticas públicas de níveis regional e local.

Lusa

  • Passos começou a fazer oposição

    Bernardo Ferrão

    É inegável a habilidade política de António Costa mas no caso da TSU e do acordo de Concertação Social só cai quem quer. A verdade dos factos é que o primeiro-ministro fechou um acordo sabendo que não o podia cumprir. E agora tenta desviar-nos o olhar para o PSD, como se fosse ele o culpado, quando o problema está na geringonça. Antes de atacar Passos, Costa devia resolver os problemas em casa com o PCP e BE.

    Bernardo Ferrão

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.