sicnot

Perfil

Economia

Vieira da Silva diz que "desemprego é uma das dificuldades mais sérias do país"

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, considerou hoje o desemprego "uma das dificuldades mais sérias do país", destacando a quantidade de jovens portugueses que não estão nem a estudar nem a trabalhar.

José Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

José Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

ANT\303\223NIO COTRIM

"Temos uma situação marcada por dificuldades na criação de emprego", disse o governante, numas jornadas promovidas pela Associação de Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), um dia depois de o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter divulgado estimativas provisórias de uma taxa de desemprego dos jovens em janeiro de 29,9%, menos 0,2 pontos percentuais do que em dezembro.

"Estamos no topo, em termos europeus, de jovens que não estão a estudar ou a trabalhar", afirmou, explicando que esses jovens gostavam de trabalhar, e salientando ainda o problema do desemprego de longa duração que afeta pessoas de meia idade.

"Estes dois segmentos [jovens e pessoas de meia idade] precisam de resposta urgente", afirmou, lembrando ainda que é muito positivo haver uma diminuição do desemprego em Portugal, mas mostrando preocupação por essa diminuição não ser resultado de uma forte criação de emprego.

Segundo o INE, a taxa de desemprego manteve-se em janeiro nos 12,2%, inalterada face aos dois meses anteriores.

A estimativa de população desempregada entre os 15 e os 74 anos em janeiro foi de 619,5 mil pessoas, caindo 0,2% face ao valor definitivo de dezembro (menos 1,1 mil pessoas).

Lusa

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.