sicnot

Perfil

Economia

Ministro da Economia quer que receitas turísticas subam para 12 mil milhões em 2016

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, apontou hoje para uma subida das receitas oriundas dos turistas estrangeiros que visitam Portugal para os 12 mil milhões de euros este ano, acima dos 11,3 mil milhões de euros em 2015.

ANDR\303\211 KOSTERS

"Portugal vai ter um ano de bater recordes no turismo, mais uma vez. Vamos apostar que vamos chegar aos 12 mil milhões de euros, já que chegámos aos 11 mil milhões de euros em 2015", lançou o governante.

Caldeira Cabral falava durante a assinatura de um protocolo de financiamento para o setor entre a banca e o Turismo de Portugal, no arranque da Feira Internacional de Turismo (BTL), em Lisboa.

"Este é mais um exemplo do que se tem que fazer no turismo como noutras áreas. Não podemos esperar que seja o Estado a fazer aquilo que os empresários têm feito tão bem", sublinhou, destacando que "o setor do turismo português é hoje de referência a nível mundial".

E destacou: "O Estado também tem o seu papel. Neste caso, o Estado e a banca têm um papel importante".

O ministro assinalou que "a procura turística portuguesa está em alta. Não só em número, mas também em valor gasto" e que os dados que vão sendo conhecidos fazem acreditar que o setor vai "crescer em quantidade e em qualidade".

Caldeira Cabral disse que Portugal tem neste momento "todas as condições para haver mais investimento e mais emprego", até porque há financiamento disponível para bons projetos.

"Não basta haver mais e melhor procura, tem que haver melhores condições de financiamento. Gostava que estes fundos se esgotassem rapidamente", afirmou, referindo-se à linha de 60 milhões de euros hoje lançada.

"Este é um instrumento que não só renova linhas, mas que as reforça. A oferta pode melhorar com o apoio do financiamento".

"Os turistas estão a vir cá. Queremos que os turistas venham e fiquem cá mais tempo. Que gastem mais em Portugal", concluiu o governante, considerando que o setor do turismo e da restauração vão continuar a aumentar as suas receitas, reforçando o seu contributo para a melhoria da economia portuguesa.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16