sicnot

Perfil

Economia

Fitch revê hoje rating de Portugal

A agência de notação financeira Fitch revê hoje o rating de Portugal. A nota da dívida pública desta agência situa-se ainda no patamar considerado "lixo". Esta semana a Moody's fez saber que está confortável com a notação que atribui a Portugal, e que não altera desde julho de 2014.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

Em entrevista à agência Lusa, à margem de uma conferência da Moody's em Lisboa, a responsável pela notação financeira para Portugal, Kathrin Muehlbronner, justificou a manutenção do'rating' com o crescimento económico ainda moderado, o nível elevado da dívida pública e a fragilidade da banca.

"A economia está a crescer, mas não está a crescer muito rápido. Essa é uma preocupação principal na nossa perspetiva. A dívida pública é muito, muito alta e nossa previsão, no nosso cenário, é que desça muito, muito gradualmente. E o setor bancário permanece fraco. Essas são as nossas três preocupações", afirmou Kathrin Muehlbronner.

A vice-presidente sénior da agência, com a pasta das dívidas soberanas, lembrou que a Moody's prevê que a economia portuguesa cresça em torno de 1,5% este ano, abaixo dos 1,8% estimados pelo Governo, mostrando-se preocupada com o investimento, "que não está a melhorar".

Kathrin Muehlbronner disse ainda que a Moody's vê o "consumo privado a acelerar, mas talvez não tanto quanto espera o Governo, com impacto positivo" na economia, alertando no entanto que "há a preocupação de que o consumo privado aumente as importações", com impacto negativo nas contas externas.

Questionada sobre se perante essa estimativa de crescimento ainda moderado para este ano a Moody's vai manter a nota atribuída a Portugal em 2016, a analista disse que "essa é uma decisão que será tomada no momento certo".

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.