sicnot

Perfil

Economia

Moscovici em Lisboa para reuniões com Costa e Centeno

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, desloca-se na quinta-feira a Lisboa, no âmbito do 'semestre europeu' de coordenação de políticas económicas e orçamentais, para reuniões com o primeiro-ministro e com o ministro das Finanças.

© Yves Herman / Reuters

Fonte comunitária indicou hoje à Lusa que a deslocação do comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros a Lisboa visa fazer avançar "o estreito diálogo" entre a Comissão e o Governo sobre as políticas económicas e orçamentais de Portugal, "tendo em vista os próximos passos no processo do semestre europeu".

Estas visitas bilaterais de membros do executivo comunitário às diversas capitais têm lugar no quadro da preparação dos Programas Nacionais de Reformas e dos Programas de Estabilidade ou de Convergência (dependendo se pertencem à zona euro ou não, respetivamente), que os Estados-membros devem submeter a Bruxelas durante o mês de abril.

Também esta semana, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, estará em Lisboa, entre terça e quarta-feira, para participar na cerimónia de tomada de posse do Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo previsto igualmente um encontro com o primeiro-ministro, António Costa.

Hoje mesmo, António Costa e o ministro das Finanças, Mário Centeno, encontram-se em Bruxelas, para participar numa cimeira UE-Turquia e numa reunião do Eurogrupo, respetivamente.

Lusa

  • Moscovici diz que quer chegar a acordo com Governo português amanhã
    1:00

    Orçamento do Estado 2016

    O comissário europeu para os Assuntos Económicos diz que quer chegar a um acordo com o Governo portugês já amanhã. Numa entrevista à cadeia de televisão americana CNBC, Pierre Moscovici sublinha que conhece bem o primeiro-ministro e que acredita que o novo esboço do Executivo, que vai ser hoje aprovado no Conselho de Ministros, vai respeitar as regras europeias. Moscovici espera, por isso, que amanhã o colégio de comissários dê aval político ao Orçamento do Estado.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.