sicnot

Perfil

Economia

Moscovici em Lisboa para reuniões com Costa e Centeno

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, desloca-se na quinta-feira a Lisboa, no âmbito do 'semestre europeu' de coordenação de políticas económicas e orçamentais, para reuniões com o primeiro-ministro e com o ministro das Finanças.

© Yves Herman / Reuters

Fonte comunitária indicou hoje à Lusa que a deslocação do comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros a Lisboa visa fazer avançar "o estreito diálogo" entre a Comissão e o Governo sobre as políticas económicas e orçamentais de Portugal, "tendo em vista os próximos passos no processo do semestre europeu".

Estas visitas bilaterais de membros do executivo comunitário às diversas capitais têm lugar no quadro da preparação dos Programas Nacionais de Reformas e dos Programas de Estabilidade ou de Convergência (dependendo se pertencem à zona euro ou não, respetivamente), que os Estados-membros devem submeter a Bruxelas durante o mês de abril.

Também esta semana, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, estará em Lisboa, entre terça e quarta-feira, para participar na cerimónia de tomada de posse do Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo previsto igualmente um encontro com o primeiro-ministro, António Costa.

Hoje mesmo, António Costa e o ministro das Finanças, Mário Centeno, encontram-se em Bruxelas, para participar numa cimeira UE-Turquia e numa reunião do Eurogrupo, respetivamente.

Lusa

  • Moscovici diz que quer chegar a acordo com Governo português amanhã
    1:00

    Orçamento do Estado 2016

    O comissário europeu para os Assuntos Económicos diz que quer chegar a um acordo com o Governo portugês já amanhã. Numa entrevista à cadeia de televisão americana CNBC, Pierre Moscovici sublinha que conhece bem o primeiro-ministro e que acredita que o novo esboço do Executivo, que vai ser hoje aprovado no Conselho de Ministros, vai respeitar as regras europeias. Moscovici espera, por isso, que amanhã o colégio de comissários dê aval político ao Orçamento do Estado.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.