sicnot

Perfil

Economia

Moscovici em Lisboa para reuniões com Costa e Centeno

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, desloca-se na quinta-feira a Lisboa, no âmbito do 'semestre europeu' de coordenação de políticas económicas e orçamentais, para reuniões com o primeiro-ministro e com o ministro das Finanças.

© Yves Herman / Reuters

Fonte comunitária indicou hoje à Lusa que a deslocação do comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros a Lisboa visa fazer avançar "o estreito diálogo" entre a Comissão e o Governo sobre as políticas económicas e orçamentais de Portugal, "tendo em vista os próximos passos no processo do semestre europeu".

Estas visitas bilaterais de membros do executivo comunitário às diversas capitais têm lugar no quadro da preparação dos Programas Nacionais de Reformas e dos Programas de Estabilidade ou de Convergência (dependendo se pertencem à zona euro ou não, respetivamente), que os Estados-membros devem submeter a Bruxelas durante o mês de abril.

Também esta semana, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, estará em Lisboa, entre terça e quarta-feira, para participar na cerimónia de tomada de posse do Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo previsto igualmente um encontro com o primeiro-ministro, António Costa.

Hoje mesmo, António Costa e o ministro das Finanças, Mário Centeno, encontram-se em Bruxelas, para participar numa cimeira UE-Turquia e numa reunião do Eurogrupo, respetivamente.

Lusa

  • Moscovici diz que quer chegar a acordo com Governo português amanhã
    1:00

    Orçamento do Estado 2016

    O comissário europeu para os Assuntos Económicos diz que quer chegar a um acordo com o Governo portugês já amanhã. Numa entrevista à cadeia de televisão americana CNBC, Pierre Moscovici sublinha que conhece bem o primeiro-ministro e que acredita que o novo esboço do Executivo, que vai ser hoje aprovado no Conselho de Ministros, vai respeitar as regras europeias. Moscovici espera, por isso, que amanhã o colégio de comissários dê aval político ao Orçamento do Estado.

  • Frio no fim de semana, regiões do interior podem chegar aos -5 °C
    1:23
  • Bombeiro ferido nos fogos de Pedrógão Grande regressou a casa
    2:33

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Seis meses depois dos incêndios de Pedrógão Grande, regressou a casa o último dos bombeiros de Castanheira de Pera que estava internado desde junho. Rui Rosinha esteve em coma mais de dois meses e tem ainda pela frente uma longa recuperação. O bombeiro não quer que o país esqueça o que aconteceu e espera que as duas tragédias deste ano (fogos de junho e outubro) sirvam de lição para o futuro.

  • Pedrógão Grande, seis meses depois - documentário Expresso
    0:29
  • Ilhas Selvagens são um tesouro no Atlântico que é preciso preservar
    2:33
  • PS volta a subir nas intenções de voto e não baixa dos 40%
    2:01