sicnot

Perfil

Economia

Moscovici em Lisboa para reuniões com Costa e Centeno

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, desloca-se na quinta-feira a Lisboa, no âmbito do 'semestre europeu' de coordenação de políticas económicas e orçamentais, para reuniões com o primeiro-ministro e com o ministro das Finanças.

© Yves Herman / Reuters

Fonte comunitária indicou hoje à Lusa que a deslocação do comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros a Lisboa visa fazer avançar "o estreito diálogo" entre a Comissão e o Governo sobre as políticas económicas e orçamentais de Portugal, "tendo em vista os próximos passos no processo do semestre europeu".

Estas visitas bilaterais de membros do executivo comunitário às diversas capitais têm lugar no quadro da preparação dos Programas Nacionais de Reformas e dos Programas de Estabilidade ou de Convergência (dependendo se pertencem à zona euro ou não, respetivamente), que os Estados-membros devem submeter a Bruxelas durante o mês de abril.

Também esta semana, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, estará em Lisboa, entre terça e quarta-feira, para participar na cerimónia de tomada de posse do Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo previsto igualmente um encontro com o primeiro-ministro, António Costa.

Hoje mesmo, António Costa e o ministro das Finanças, Mário Centeno, encontram-se em Bruxelas, para participar numa cimeira UE-Turquia e numa reunião do Eurogrupo, respetivamente.

Lusa

  • Moscovici diz que quer chegar a acordo com Governo português amanhã
    1:00

    Orçamento do Estado 2016

    O comissário europeu para os Assuntos Económicos diz que quer chegar a um acordo com o Governo portugês já amanhã. Numa entrevista à cadeia de televisão americana CNBC, Pierre Moscovici sublinha que conhece bem o primeiro-ministro e que acredita que o novo esboço do Executivo, que vai ser hoje aprovado no Conselho de Ministros, vai respeitar as regras europeias. Moscovici espera, por isso, que amanhã o colégio de comissários dê aval político ao Orçamento do Estado.

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Gilberto Gil cancela atuação em Israel

    Cultura

    O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 4 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.