sicnot

Perfil

Economia

Moscovici em Lisboa para reuniões com Costa e Centeno

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, desloca-se na quinta-feira a Lisboa, no âmbito do 'semestre europeu' de coordenação de políticas económicas e orçamentais, para reuniões com o primeiro-ministro e com o ministro das Finanças.

© Yves Herman / Reuters

Fonte comunitária indicou hoje à Lusa que a deslocação do comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros a Lisboa visa fazer avançar "o estreito diálogo" entre a Comissão e o Governo sobre as políticas económicas e orçamentais de Portugal, "tendo em vista os próximos passos no processo do semestre europeu".

Estas visitas bilaterais de membros do executivo comunitário às diversas capitais têm lugar no quadro da preparação dos Programas Nacionais de Reformas e dos Programas de Estabilidade ou de Convergência (dependendo se pertencem à zona euro ou não, respetivamente), que os Estados-membros devem submeter a Bruxelas durante o mês de abril.

Também esta semana, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, estará em Lisboa, entre terça e quarta-feira, para participar na cerimónia de tomada de posse do Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo previsto igualmente um encontro com o primeiro-ministro, António Costa.

Hoje mesmo, António Costa e o ministro das Finanças, Mário Centeno, encontram-se em Bruxelas, para participar numa cimeira UE-Turquia e numa reunião do Eurogrupo, respetivamente.

Lusa

  • Moscovici diz que quer chegar a acordo com Governo português amanhã
    1:00

    Orçamento do Estado 2016

    O comissário europeu para os Assuntos Económicos diz que quer chegar a um acordo com o Governo portugês já amanhã. Numa entrevista à cadeia de televisão americana CNBC, Pierre Moscovici sublinha que conhece bem o primeiro-ministro e que acredita que o novo esboço do Executivo, que vai ser hoje aprovado no Conselho de Ministros, vai respeitar as regras europeias. Moscovici espera, por isso, que amanhã o colégio de comissários dê aval político ao Orçamento do Estado.

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..