sicnot

Perfil

Economia

Ponte aérea Porto-Lisboa vai trazer "benefícios e ligações" à Invicta

O presidente da TAP, Fernando Pinto, afirmou hoje que "nenhuma decisão é irreversível", adiantando, contudo, que a empresa entende que a ponte aérea Porto-Lisboa vai trazer "novos benefícios e novas ligações" ao Porto.

Fernando Pinto, presidente da TAP (Lusa/Arquivo)

Fernando Pinto, presidente da TAP (Lusa/Arquivo)

LUSA

"O mais importante de tudo é mostrarmos de que maneira é que nós achamos que o Porto ficará melhor servido. A ponte aérea vai trazer novos benefícios e novas ligações ao Porto, a nossa visão é a de que o Porto fica muito melhor conectado à Europa, ao Brasil, aos Estados Unidos e à África", afirmou Fernando Pinto aos jornalistas, no Porto, no final de uma reunião com a direção do Conselho Metropolitano do Porto (CmP).

A reunião foi pedida pelos autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP), no final de janeiro, tendo por objetivo abordar com a TAP a suspensão de quatro rotas de médio curso (Europa) de e para o aeroporto do Porto.

Garantindo que os voos intercontinentais de e para o Porto não vão ser suspensos, Fernando Pinto explicou aos autarcas "as razões de determinadas decisões" e "porquê (...) foram tomadas".

Sobre se a suspensão dos voos diretos do Porto para Milão, Roma, Bruxelas e Barcelona é irreversível, Fernando Pinto respondeu que "nenhuma decisão é irreversível".

O responsável explicou que a TAP continua "a analisar mercados" e que a cada seis meses tem de tomar "decisões importantes", no âmbito da definição do horário de verão e do horário de inverno.

Fernando Pinto não disse, contudo, se estes quatro voos que são suspensos a partir do dia 27 serão repostos no horário de inverno, mas referiu que a TAP vai "procurar ajustar" a ligação noturna direta de Londres (Gatwick), que a Câmara do Porto disse que será reduzida.

O presidente da TAP afirmou que, com a ponte aérea, o Porto terá diariamente "vários destinos", quer para a Europa como para o Brasil, por exemplo.

"O serviço é melhor, não temos dúvida, desde que siga o que está previsto ser feito", disse, reafirmando que a existência de voos "de hora em hora nas duas direções" permitirá uma maior "facilidade de passagem pelos aeroportos e um "sistema de ligações também muito mais fácil".

Fernando Pinto sublinhou que a TAP "respeita muito o mercado do Porto" e que o Porto "é muito importante para a TAP", acrescentando que a transportadora quer "servir bem" a região.

"A TAP precisa do Porto e temos a certeza de que o Porto também precisa da TAP, não tenho duvida nenhuma disso", frisou.

O responsável considerou ainda que "há alguma desinformação em volta do que é a estratégia da empresa", afirmando que a TAP tem "procurado manter a comunidade informada" e vai continuar a fazê-lo.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.