sicnot

Perfil

Economia

Ponte aérea Porto-Lisboa vai trazer "benefícios e ligações" à Invicta

O presidente da TAP, Fernando Pinto, afirmou hoje que "nenhuma decisão é irreversível", adiantando, contudo, que a empresa entende que a ponte aérea Porto-Lisboa vai trazer "novos benefícios e novas ligações" ao Porto.

Fernando Pinto, presidente da TAP (Lusa/Arquivo)

Fernando Pinto, presidente da TAP (Lusa/Arquivo)

LUSA

"O mais importante de tudo é mostrarmos de que maneira é que nós achamos que o Porto ficará melhor servido. A ponte aérea vai trazer novos benefícios e novas ligações ao Porto, a nossa visão é a de que o Porto fica muito melhor conectado à Europa, ao Brasil, aos Estados Unidos e à África", afirmou Fernando Pinto aos jornalistas, no Porto, no final de uma reunião com a direção do Conselho Metropolitano do Porto (CmP).

A reunião foi pedida pelos autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP), no final de janeiro, tendo por objetivo abordar com a TAP a suspensão de quatro rotas de médio curso (Europa) de e para o aeroporto do Porto.

Garantindo que os voos intercontinentais de e para o Porto não vão ser suspensos, Fernando Pinto explicou aos autarcas "as razões de determinadas decisões" e "porquê (...) foram tomadas".

Sobre se a suspensão dos voos diretos do Porto para Milão, Roma, Bruxelas e Barcelona é irreversível, Fernando Pinto respondeu que "nenhuma decisão é irreversível".

O responsável explicou que a TAP continua "a analisar mercados" e que a cada seis meses tem de tomar "decisões importantes", no âmbito da definição do horário de verão e do horário de inverno.

Fernando Pinto não disse, contudo, se estes quatro voos que são suspensos a partir do dia 27 serão repostos no horário de inverno, mas referiu que a TAP vai "procurar ajustar" a ligação noturna direta de Londres (Gatwick), que a Câmara do Porto disse que será reduzida.

O presidente da TAP afirmou que, com a ponte aérea, o Porto terá diariamente "vários destinos", quer para a Europa como para o Brasil, por exemplo.

"O serviço é melhor, não temos dúvida, desde que siga o que está previsto ser feito", disse, reafirmando que a existência de voos "de hora em hora nas duas direções" permitirá uma maior "facilidade de passagem pelos aeroportos e um "sistema de ligações também muito mais fácil".

Fernando Pinto sublinhou que a TAP "respeita muito o mercado do Porto" e que o Porto "é muito importante para a TAP", acrescentando que a transportadora quer "servir bem" a região.

"A TAP precisa do Porto e temos a certeza de que o Porto também precisa da TAP, não tenho duvida nenhuma disso", frisou.

O responsável considerou ainda que "há alguma desinformação em volta do que é a estratégia da empresa", afirmando que a TAP tem "procurado manter a comunidade informada" e vai continuar a fazê-lo.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..