sicnot

Perfil

Economia

Economia da zona euro cresce 1,6% no último trimestre de 2015

A economia da zona euro cresceu 1,6% e a da União Europeia 1,8% no quarto trimestre de 2015, face ao período homólogo de 2014, segundo uma estimativa do Eurostat.

Já na comparação com o trimestre anterior, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro aumentou, entre outubro e dezembro últimos, 0,3% na zona euro e 0,4% na UE.

O crescimento da economia no quatro trimestre do ano passado acompanha a tendência já verificada no anterior, quando o PIB cresceu, em termos homólogos, 1,6% na zona euro e 1,9% no conjunto dos 28 Estados-membros, e, em cadeia [face ao trimestre anterior], respetivamente, 0,3% e 0,4%.

A Suécia (4,5%), a República Checa e a Eslováquia (4,0%) são os países cujas economias mais cresceram na comparação homóloga, tendo o PIB da Grécia sido o único a recuar (-08%).

Já face ao período entre junho de setembro de 2015, a Suécia (1,5%), a Estónia (1,2%), a Polónia e a Roménia (1,1%) registaram as maiores subidas do PIB, enquanto a Croácia (-0,5%) e a Letónia (-0,3%) viram as suas economias a contrair no último trimestre do ano passado.

Em Portugal, a economia aumentou 1,3% na comparação homóloga e 0,2% na variação em cadeia.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.