sicnot

Perfil

Economia

Economia da zona euro cresce 1,6% no último trimestre de 2015

A economia da zona euro cresceu 1,6% e a da União Europeia 1,8% no quarto trimestre de 2015, face ao período homólogo de 2014, segundo uma estimativa do Eurostat.

Já na comparação com o trimestre anterior, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro aumentou, entre outubro e dezembro últimos, 0,3% na zona euro e 0,4% na UE.

O crescimento da economia no quatro trimestre do ano passado acompanha a tendência já verificada no anterior, quando o PIB cresceu, em termos homólogos, 1,6% na zona euro e 1,9% no conjunto dos 28 Estados-membros, e, em cadeia [face ao trimestre anterior], respetivamente, 0,3% e 0,4%.

A Suécia (4,5%), a República Checa e a Eslováquia (4,0%) são os países cujas economias mais cresceram na comparação homóloga, tendo o PIB da Grécia sido o único a recuar (-08%).

Já face ao período entre junho de setembro de 2015, a Suécia (1,5%), a Estónia (1,2%), a Polónia e a Roménia (1,1%) registaram as maiores subidas do PIB, enquanto a Croácia (-0,5%) e a Letónia (-0,3%) viram as suas economias a contrair no último trimestre do ano passado.

Em Portugal, a economia aumentou 1,3% na comparação homóloga e 0,2% na variação em cadeia.

Lusa

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.