sicnot

Perfil

Economia

Ricciardi suspeito de beneficiar chineses na venda da EDP e REN

Ricciardi suspeito de beneficiar chineses na venda da EDP e REN

O Ministério Público desconfia que o banqueiro José Maria Ricciardi terá beneficiado empresas chinesas contra o Estado na venda da EDP e da REN. As alegadas irregularidades nas privatizações das duas empresas portuguesas terão prejudicado o Estado em 130 milhões de euros. Ricciardi defende-se e ameaça processar a revista Sábado, que avançou com esta notícia.

  • A guerra dos primos Salgado e Ricciardi
    3:40

    Economia

    São primos direitos, com 10 anos de diferença. Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi são banqueiros de profissão. Têm personalidades diferentes, mas moldadas no mesmo ambiente. Ontem, mostraram o que os divide e o que já tanto os juntou.

  • Passos pede para que escutas telefónicas com banqueiro Ricciardi  sejam tornadas públicas
    2:21

    País

    O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, quer tornar públicas as escutas telefónicas onde aparece e que estão associadas ao processo Monte Branco. O primeiro-ministro terá sido apanhado a falar ao telefone com o banqueiro José Maria Ricciardi que teve o telefone sob escuta por causa desta investigação. Em comunicado, Ricciardi assume que falou com Passos Coelho para dizer que discordava com uma decisão do Governo no processo de privatização da EDP.

  • PGR diz que Passos Coelho não é suspeito no processo Monte Branco
    2:15

    País

    A Procuradoria-Geral da República diz que o primeiro-ministro não é suspeito de qualquer crime no processo Monte Branco. A procuradora Joana Marques Vidal esclarece ainda que abriu um inquérito à violação do segredo de Justiça. Em causa está uma escuta que veio a público e que envolve um telefonema entre o Primeiro-ministro e o banqueiro José Maria Ricciardi.

  • Escutas telefónicas a Pedro Passos Coelho foram validadas pelo Supremo Tribunal de Justiça
    0:54

    País

    As escutas telefónicas a Pedro Passos Coelho foram validadas pelo Supremo Tribunal de Justiça. A notícia é avançada hoje pelo Expresso que diz que, apesar de apenas presente ao Supremo a 8 de outubro deste ano, Noronha do Nascimento foi sensível ao argumento apresentado pelo procurador Rosário Teixeira que justificou o atraso da entrega como uma questão estratégica.As escutas que registam uma conversa entre o primeiro ministro e José Maria Ricciardi, presidente do BES Investimento, não provavam nada, mas conjugadas com outros dados da investigação, de tráfico de influências, corrupção e informação privilegiada no caso das privatizações da REN e da EDP, ganharam outro peso. O banqueiro José Maria Ricciardi estava sob escuta no âmbito do caso Monte Branco onde é investigada uma rede de fraude fiscal e branqueamento de capitais. O Ministério Público investiga agora suspeitas de corrupção e tráfico de influências no negócio das empresas energéticas do estado.

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.