sicnot

Perfil

Economia

Autoeuropa suspende produção durante 6 dias

A Autoeuropa inicia hoje uma paragem de seis dias na produção de automóveis, para "manter a estabilidade do sistema de produção e dar continuidade aos trabalhos de preparação para o novo projeto", confirmou a fábrica da Volkswagen em Palmela.

A paragem de seis dias - 17, 18, 21, 22, 23 e 24 de março -, que já tinha sido anunciada no passado mês de fevereiro, será efetuada com recurso aos down days, um instrumento de flexibilização dos horários de trabalho.

Os down days, que estão previstos no Acordo de Empresa (AE), permitem a suspensão temporária da produção, de forma a ajustar o número de veículos produzidos às necessidades do mercado.

Esta suspensão da produção de automóveis na Autoeuropa segue-se a uma outra, de 27 dias, que teve lugar nos passados meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016.

A Autoeuropa está a produzir apenas os modelos de automóveis Volkswagen Scirocco e Sharan e o Seat Alhambra, sendo que a produção de um novo modelo só deverá começar a partir de meados de 2017, de acordo com as expetativas da Comissão de Trabalhadores.

Apesar das dificuldades no mercado do setor automóvel, a administração da empresa, no âmbito das negociações para o novo AE, comprometeu-se a não fazer nenhum despedimento coletivo até setembro de 2016.

A nova plataforma de produção da Autoeuropa, um investimento de 677 milhões de euros, deverá permitir a produção de novos modelos da Volkswagen, a criação de 500 novos postos de trabalho e um aumento significativo das exportações.

Lusa

  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.