sicnot

Perfil

Economia

Autoeuropa suspende produção durante 6 dias

A Autoeuropa inicia hoje uma paragem de seis dias na produção de automóveis, para "manter a estabilidade do sistema de produção e dar continuidade aos trabalhos de preparação para o novo projeto", confirmou a fábrica da Volkswagen em Palmela.

A paragem de seis dias - 17, 18, 21, 22, 23 e 24 de março -, que já tinha sido anunciada no passado mês de fevereiro, será efetuada com recurso aos down days, um instrumento de flexibilização dos horários de trabalho.

Os down days, que estão previstos no Acordo de Empresa (AE), permitem a suspensão temporária da produção, de forma a ajustar o número de veículos produzidos às necessidades do mercado.

Esta suspensão da produção de automóveis na Autoeuropa segue-se a uma outra, de 27 dias, que teve lugar nos passados meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016.

A Autoeuropa está a produzir apenas os modelos de automóveis Volkswagen Scirocco e Sharan e o Seat Alhambra, sendo que a produção de um novo modelo só deverá começar a partir de meados de 2017, de acordo com as expetativas da Comissão de Trabalhadores.

Apesar das dificuldades no mercado do setor automóvel, a administração da empresa, no âmbito das negociações para o novo AE, comprometeu-se a não fazer nenhum despedimento coletivo até setembro de 2016.

A nova plataforma de produção da Autoeuropa, um investimento de 677 milhões de euros, deverá permitir a produção de novos modelos da Volkswagen, a criação de 500 novos postos de trabalho e um aumento significativo das exportações.

Lusa

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Primeiro-ministro assume desafio de "reconstruir e preparar o futuro"
    3:01
  • Nova troca de acusações entre Rui Rio e Santana Lopes
    2:28

    País

    Pedro Santana Lopes disse este domingo, na apresentação do programa de candidatura, que enquanto uns descem, ele sobe o nível do debate, na corrida à liderança do PSD. Foi a resposta às críticas de Rui Rio, que o acusou de não saber o que quer e de continuar a fazer trapalhadas.