sicnot

Perfil

Economia

Marcelo discute com Felipe VI crescente presença da banca espanhola em Portugal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, transmitiu hoje ao rei de Espanha em Madrid a sua posição sobre a crescente entrada de entidades financeiras espanholas em Portugal, salientando que "uma presença significativa é diferente de ser exclusiva".

JUANJO MARTIN / POOL

"Quando eu falei das relações económicas, é de imaginar que o sistema financeiro é uma componente importante. É conhecida a minha posição sobre essa matéria - segundo a qual é importante uma presença significativa espanhola em Portugal, o que é diferente de haver um exclusivo. Não é uma posição exclusiva a um país, é uma posição de fundo", disse Marcelo Rebelo de Sousa numa conversa com os jornalistas após o encontro e jantar com Felipe VI.

Recentemente, o Santander Totta - que pertence ao grupo espanhol Santander - comprou o Banif por 150 milhões de euros e o Bankinter comprou o negócio a retalho do Barclays Portugal. Por outro lado, o catalão Caixabank - maior accionista do BPI - está em negociações para reforçar a sua presença no banco português, nomeadamente comprando a parte de acionistas angolanos no BPI.

Para o Presidente, é natural que tanto Portugal como Espanha entendam que "nenhuma outra economia deve ter uma posição exclusiva num setor chave como é o setor financeiro".

"Dito isto, é importante a presença espanhola em Portugal. Uma presença que tem vindo a aumentar e aumentou num passado recente, e que é uma das formas de complementaridade e estreitamente das relações entre os dois países", salientou Marcelo Rebelo de Sousa.

Questionado diretamente sobre a possibilidade de negócio entre Caixabank e os acionistas angolanos do BPI, Marcelo Rebelo de Sousa insistiu que teve oportunidade de transmitir a sua posição: "uma coisa é uma presença significativa e outra é uma presença exclusiva".

No caso de uma presença significativa, "em economias que são complementares, pode ter aspetos positivos".

O Presidente da República esteve hoje em Madrid para uma visita de cumprimento oficial ao chefe de Estado Espanhol, que incluiu uma receção, reunião e jantar no Palácio Real, em Madrid. Marcelo Rebelo de Sousa regressa na sexta-feira a Lisboa.

Lusa

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.