sicnot

Perfil

Economia

Mário Draghi apela aos dirigentes da UE para que façam reformas estruturais

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mário Draghi, apelou hoje aos dirigentes europeus que façam mais reformas estruturais, para dopar a tímida recuperação da economia na Zona Euro.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Draghi falava aos jornalistas depois de ter participado nos debates económicos da cimeira dos 28 chefes de Estado e governo da União Europeia, que decorre em Bruxelas hoje e sexta-feira.

"Expliquei claramente que a política monetária tinha sido a única política que suscitou o movimento de recuperação, mas que não pode resolver (o problema das) fraquezas estruturais da Zona Euro", declarou Draghi.

"Para isso, são necessárias reformas estruturais, principalmente orientadas para a subida do nível da procura, os investimentos públicos e a redução de impostos", defendeu.

As declarações de Draghi ocorrem oito dias depois de o BCE anunciar uma série de medidas para combater a muito fraca inflação e tentar relançar a economia, através de uma descida das suas três taxas diretoras e de uma expansão do seu programa de compra de dívida.

Draghi já disse que espera que as decisões do BCE "não sejam uma boa desculpa para não agir".

O presidente do BCE alertou ainda para que "a economia está a recuperar, apesar de o fazer a um ritmo mais lento (...). Mas há sempre o risco de ventos contrários, e alguns riscos começam a intensificar-se".

Lusa

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Arquivada queixa do Sporting contra Rui Vitória

    Desporto

    O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arquivou a queixa do Sporting contra o treinador do Benfica, Rui Vitória, por alegada coação do árbitro Artur Soares Dias, foi esta terça-feira anunciado.

  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.