sicnot

Perfil

Economia

Mário Draghi apela aos dirigentes da UE para que façam reformas estruturais

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mário Draghi, apelou hoje aos dirigentes europeus que façam mais reformas estruturais, para dopar a tímida recuperação da economia na Zona Euro.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Draghi falava aos jornalistas depois de ter participado nos debates económicos da cimeira dos 28 chefes de Estado e governo da União Europeia, que decorre em Bruxelas hoje e sexta-feira.

"Expliquei claramente que a política monetária tinha sido a única política que suscitou o movimento de recuperação, mas que não pode resolver (o problema das) fraquezas estruturais da Zona Euro", declarou Draghi.

"Para isso, são necessárias reformas estruturais, principalmente orientadas para a subida do nível da procura, os investimentos públicos e a redução de impostos", defendeu.

As declarações de Draghi ocorrem oito dias depois de o BCE anunciar uma série de medidas para combater a muito fraca inflação e tentar relançar a economia, através de uma descida das suas três taxas diretoras e de uma expansão do seu programa de compra de dívida.

Draghi já disse que espera que as decisões do BCE "não sejam uma boa desculpa para não agir".

O presidente do BCE alertou ainda para que "a economia está a recuperar, apesar de o fazer a um ritmo mais lento (...). Mas há sempre o risco de ventos contrários, e alguns riscos começam a intensificar-se".

Lusa

  • Meryl Streep mais uma vez candidata a um Óscar

    Óscares 2017

    Aos 67 anos, Meryl Streep soma mais uma nomeação para aqueles que são os prémios mais cobiçados de Hollywood. A atriz foi nomeada pela interpretação em "Florence, Uma Diva Fora de Tom". Esta é vigésima vez que a Academia reconhece o trabalho da atriz, que já levou o Óscar para casa três vezes.

    Miguel Domingos

  • Polanski recusa presidir aos "César" por caso de violação em 1977
    1:55

    Cultura

    Roman Polanski já não vai presidir à cerimónia dos prémios César, o equivalente aos Óscares em França. A decisão de se afastar foi tomada esta terça-feira pelo próprio cineasta, na sequência da polémica em que se viu envolvido assim que foi convidado. Em 1977, Polanski foi acusado de ter violado uma adolescente de 13 anos, na Califórnia, declarando-se culpado. O realizador foi agora pressionado por associações feministas, redes sociais e pela ministra francesa dos direitos das mulheres. O diretor do Festival de Cannes Thierry Fremaux diz que falou com o realizador e acha que não é necessário "adicionar mais problemas ao problema".

  • Marcelo quer fazer mais e melhor no segundo ano de mandato
    0:48
  • "Andem lá com isso!"
    0:42
  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.