sicnot

Perfil

Economia

Mário Draghi apela aos dirigentes da UE para que façam reformas estruturais

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mário Draghi, apelou hoje aos dirigentes europeus que façam mais reformas estruturais, para dopar a tímida recuperação da economia na Zona Euro.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Draghi falava aos jornalistas depois de ter participado nos debates económicos da cimeira dos 28 chefes de Estado e governo da União Europeia, que decorre em Bruxelas hoje e sexta-feira.

"Expliquei claramente que a política monetária tinha sido a única política que suscitou o movimento de recuperação, mas que não pode resolver (o problema das) fraquezas estruturais da Zona Euro", declarou Draghi.

"Para isso, são necessárias reformas estruturais, principalmente orientadas para a subida do nível da procura, os investimentos públicos e a redução de impostos", defendeu.

As declarações de Draghi ocorrem oito dias depois de o BCE anunciar uma série de medidas para combater a muito fraca inflação e tentar relançar a economia, através de uma descida das suas três taxas diretoras e de uma expansão do seu programa de compra de dívida.

Draghi já disse que espera que as decisões do BCE "não sejam uma boa desculpa para não agir".

O presidente do BCE alertou ainda para que "a economia está a recuperar, apesar de o fazer a um ritmo mais lento (...). Mas há sempre o risco de ventos contrários, e alguns riscos começam a intensificar-se".

Lusa

  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.