sicnot

Perfil

Economia

Finanças não conseguiram enviar informação do défice a tempo para o INE

O Ministério das Finanças não conseguiu enviar a tempo para o Instituto Nacional de Estatística a informação sobre as contas do Estado no ano passado. O INE fica assim impossibilitado de comunicar a Bruxelas, por agora, os valores finais do défice e da dívida pública

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

O valor do défice do ano passado deveria ser hoje divulgado pelo INE.

A expectativa é de que chegue a 4,3% do PIB, bem distante das regras definidas por Bruxelas e muito acima do esperado pelo anterior executivo.

O anterior executivo tinha apontado para 2,7%, meta que volta a não ser cumprida. Portugal poderia assim entrar no Procedimento dos Défices Excessivos.

É preciso recuar a 2008 para encontrar um défice inferior aos 3%.

  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.