sicnot

Perfil

Economia

Isabel dos Santos e Caixabank retomam negociações em breve

Isabel dos Santos e Caixabank retomam negociações em breve

Isabel dos Santos e o Caixabank devem voltar às negociações em breve para permitir a saída da empresária do BPI, apurou a SIC. O acordo tem de ficar fechado daqui a duas semanas, caso contrário, o BPI arrisca uma multa de milhares de euros por dia.

O acordo até parecia simples: Isabel dos Santos saía do banco e em troca recebia uma compensação
e o controlo do Banco de fomento de Angola; do outro lado um "dois em um", os espanhóis do Caixabank ficavam com a posição maioritária do banco e o BPI reduzia a exposição a Angola, uma imposição do Banco Central Europeu. Mas o caminho não está a ser fácil.

O Caixabank chegou mesmo a anunciar, na semana passada, o fim das negociações. Ainda assim, Isabel dos Santos manteve-se disponível para continuar o diálogo com os catalães.

À SIC, o Presidente da Santoro, grupo que Isabel dos Santos detém em Portugal, diz que não percebe a decisão do Caixabank, já que as negociações estavam num bom caminho, mas realça que o diálogo deverá ser imediatamente retomado.

E ao que a SIC apurou é mesmo uma questão de tempo para que a empresária volte às conversações com os espanhóis.

O acordo tem de estar fechado até 10 de abril, meta imposta pelo BCE. Caso contrário, o BPI terá de pagar uma multa que pode ultrapassar os 160 mil euros por dia.

  • Marcelo defende António Costa sobre eventual mediação do BPI
    3:17

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa saiu hoje em defesa de António Costa depois de Pedro Passos Coelho ter pedido contas ao primeiro-ministro sobre a eventual mediação da venda da quota de Isabel dos Santos no BPI. O Presidente da República diz que os órgãos de soberania têm toda a legitimidade para acompanhar o setor financeiro.

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.