sicnot

Perfil

Economia

Temperaturas baixas em março fazem aumentar consumo de eletricidade

O consumo de eletricidade registou um crescimento de 4,8% em março, em relação ao mês homólogo do ano anterior, impulsionado pelas temperaturas abaixo dos valores médios que se fizeram sentir, segundo dados da REN - Redes Energéticas Nacionais.

MIGUEL A. LOPES/ LUSA

Com a correção dos efeitos de temperatura e do número de dias úteis, o consumo de eletricidade em março aumentou 2,2%.

No final do primeiro trimestre, o consumo regista agora uma queda de 0,8%, que corresponde a um acréscimo de 0,7% com a correção de temperatura e dias úteis.

No mês de março, as condições meteorológicas foram favoráveis à produção hidráulica, com o índice de produtibilidade a situar-se em 1,27, enquanto na produção eólica as condições situaram-se próximas de regime médio, com um índice de produtibilidade de 0,98.

Já em termos acumulados, no primeiro trimestre, o índice de produtibilidade hidroelétrica situa-se em 1,45, o quinto valor mais elevado dos últimos 40 anos, e o de produtibilidade eólica em 1,16.

Neste período a produção renovável abasteceu 72% do consumo e exportação, repartindo-se pelas hidráulicas com 40%, eólicas 28%, a biomassa 4% e fotovoltaicas 1%.

As fontes não renováveis abasteceram 28%, repartidas pelo carvão com 16% e pelo gás natural com 12%.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".