sicnot

Perfil

Economia

No último ano nasceram em Portugal mais de 37 mil empresas

Em Portugal nasceram em 12 meses 37.399 novas empresas, mais 3,3% em termos homólogos, demonstra um estudo da Informa D&B. Por áreas de atividade, destaque para o setor da agricultura, pesca e caça, que em fevereiro deste ano viu o número de empresas e outras organizações aumentarem em 40%, em termos homólogos, seguindo-se as atividades imobiliárias, com um aumento de 38%.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Nacho Doce / Reuters

A Informa D&B, empresa especialista em informação sobre o tecido empresarial, classifica como 'startups' as empresas com menos de um ano de atividade, independentemente do setor, e como jovens empresas as que têm entre um e cinco anos.

Segundo o estudo Barómetro Informa, de março de 2016, entre março do ano passado e fevereiro deste ano, nasceram em Portugal 37.399 'startups' e outras organizações, contra as 36.195 que surgiram no período homólogo anterior.

De acordo com informação da Informa D&B, 2,5% das 'startups' existentes em Portugal com menos de um ano são tecnológicas e 2,4% das empresas jovens são igualmente tecnológicas.

Já as empresas tecnológicas com mais tempo no mercado (a partir dos seis anos) representam 1,8% do universo empresarial.

No que diz respeito às 'startups' em geral, e independentemente do setor, fecharam entre março de 2015 e fevereiro deste ano 15.904 empresas, mais 8,4% face aos 12 meses anteriores.

Contudo, as insolvências estão a reduzir-se e, naqueles 12 meses, houve menos 8% de empresas a falir, num total de insolvências de 4.052, segundo os dados da Informa D&B.

Por áreas de atividade, destaque para o setor da agricultura, pesca e caça, que em fevereiro deste ano viu o número de empresas e outras organizações aumentarem em 40%, em termos homólogos, seguindo-se as atividades imobiliárias, com um aumento de 38%.

Ainda assim, é o setor dos serviços que mantém a liderança no que diz respeito ao número de empresas e outras organizações, que atingiram em fevereiro cerca de 154 mil.

Por distritos, no mesmo mês, Lisboa liderava, ao concentrar perto de 122 mil empresas e outras organizações, representando 27,8% do total, seguindo-se o Porto, com cerca de 76 mil, correspondentes a 17,2%, e Braga, com 34 mil novas empresas, significando 7,8% do total.

Apesar de apresentarem números inferiores, destacam-se ainda os distritos de Aveiro, com 27 mil empresas e outras organizações (6,2), Setúbal, com 26 mil (5,8%), Leiria e Faro, ambos com cerca de 21 mil novas empresas (4,7%).

No encalce estão ainda Santarém, Coimbra, Viseu, Funchal, Viana do Castelo e Castelo Branco.

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.