sicnot

Perfil

Economia

Exportações para Angola caem mais de 40% nos últimos meses

As exportações das empresas portuguesas para Angola caíram 44,6% no trimestre terminado em fevereiro deste ano e as importações oriundas daquele país africano também caíram mais de 18%.

© Stringer . / Reuters

De acordo com os dados do comércio internacional de Portugal, hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no trimestre terminado em fevereiro deste ano, as exportações para Angola recuaram 269 milhões de euros, atingindo os 334 milhões, a que corresponde uma queda de 44,6%.

Do lado das importações, no trimestre terminado em fevereiro de 2016, estas caíram 18,9% para os 204 milhões de euros, uma quebra de 48 milhões de euros.

Já considerado todo o ano de 2015, o INE destaca "a acentuada redução nas exportações para Angola (-33,8%), uma evolução que se registou "na totalidade dos grupos de produtos, em especial nas máquinas e aparelhos, produtos alimentares e metais comuns".

Assim, Angola desceu de quarto principal cliente externo de Portugal em 2014 para passar a ocupar a sexta posição em 2015, tendo um peso relativo de 4,2% no total das exportações portugueses, menos 2,4 pontos percentuais do que em 2014, e "tendo sido superada pelo Reino Unido e Estados Unidos".

Em 2015, "as maiores reduções verificaram-se nas importações de Angola e Nigéria, devido quase exclusivamente aos combustíveis minerais": as importações provenientes de Angola "diminuíram substancialmente (-28,9%), à semelhança do que se verificou em 2014 (-39,0%) e contrariamente aos aumentos expressivos verificados nos anos anteriores".

Este comportamento das importações das empresas portuguesas fez com que Angola, que era o sétimo principal fornecedor de Portugal em 2014, descesse para o nono lugar no ano passado, com as importações oriundas deste país africano a terem um peso de 1,9% no total das importações, menos 0,8 pontos percentuais do que em 2014.

Lusa

  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.